Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Hoje vou relatar os pontos fortes da empresa na qual eu trabalho, que me orgulha muito em saber da sua preocupação com a sustentabilidade e com a responsabilidade social. A Mundial está inserida nessa causa através de ações qua já estão em prática e outras que estão sendo estudadas para melhorar ainda mais os resultados.O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
A palavra sustentabilidade está inserida no nosso cotidiano através dos mais variados meios de comunicação. Mas afinal,o que é sustentabilidade? de que forma contribuímos no nosso dia-a-dia para um mundo realmente sustentável?
Na obra, nosso futuro comum, sustentabilidade define-se pela função de suprir as necessidades dopresente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
É a capacidade de manter-se inserido em um determinado ambiente sem impactar violentamente esse meio. Usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.
No entanto,para que as ações sejam efetivas a colaboração dos individuos é fundamental,tanto na empresa quanto em seu ambiente familiar.

ALGUMAS MEDIDAS ADOTADAS PELA MUNDIAL

ENERGIA ELÉTRICA:
Nos ultimos anos a Mundial tem se preocupado fortemente com a redução de custos e com a qualidade de sua energia elétrica. A empresa considera que consumo consciente é fundamental para sersustentável. Dentre as ações que ocorrem dentro da empresa destacam-se a correção do fator de potência e a minimização das distorções na energia elétrica causados pelos sistemas eletronicos de partida, máquinas de aquecimento indutivo e retificadores de corrente contínua que são hoje utilizadas em grande escala no parque industrial da empresa. Se não corrigimos o fator de potência de nossainstalação ficamos suscetíveis a multas na conta de energia elétrica.
Também foi substituido os variadores de velocidades magnéticos por inversores de frequência e filtro nas prensas excêntricas que tornou possível a redução da potência dos motores, assim as perdas de energias nos variadores foram eliminadas. Instalação de sensores que ligam os motores dos tanques nas linhas de banhos somente quando osmesmos estiverem com tambores presentes, instalação de sistema temporizado nos retificadores dos banhos fazendo com que sejam desligados no tempo certo.
COLETA SELETIVA:
A coleta seletiva do lixo começou há aproximadamente nove anos em todas as áreas da emoresa. A iniciativa foi dada com uma sugestão de um grupo de GAP. (grupo de admistração participativa) Em todas as áreas, há cestos para coletade plásticos, papel, copo plástico e material contaminado. Conforme o tipo e quantidade de resíduo gerado pelas áreas são colocadas lixeiras específicas para a separação desses materiais. Caso o resíduo produzido não seja eventual e não se enquadre no sistema de coleta, como uma cadeira quebrada exemplo, deve ser entrege na central de reciclagem para a separação correta. Os novos funcionáriosrecebem orientação na integração sobre a política ambiental da empresa. A Mundial sempre prioriza destinar os residuos para a reutilização. Somente em ultimo caso esse vai para o aterro . Atualmente mais de 90% dos resíduos da empresa são reciclados, gerando e mantendo toda uma cadeia de empregos. Hoje o Brasil possui aproximadamente 182 mil pessoas trabalhando com a reciclagem.
PROJETO PESCARPRATICANDO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Recentemente o projeto pescar desenvolveu uma ação para trabalhar a consciência dos jovens sobre a preservação do meio-ambiente. Na atividade foram feitos brinquedos com material reciclado, utilizadando sucata como caixa de papelão, lixa de unha colorida com stras, cordão de papel pardo, e outros itens recicláveis: garrafas peti, latas e rolos de papel higiênico. O...
tracking img