Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA

INTRODUÇÃO
Economia é o ramo do conhecimento humano que procura estudar como as sociedades usam recursos escassos e os processos de produção, a troca e consumo de bens e de serviços. Estuda a relação entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las. A microeconomia estuda os comportamentos dos indivíduos e o mercado onde interagem. Amacroeconomia estuda o resultado do comportamento destes indivíduos.

MODELAGEM ECONÔMICA
A satisfação das necessidades individuais e coletivas é feita com o Consumo de Bens e Serviços Denominados:
Produção Econômica - Que é obtida com a combinação de recursos naturais, equipamentos e trabalho. Denominados:
Fatores de produção:
* Trabalho - Contribuição do ser humano na produção
* Capital -Conjunto de equipamentos, ferramentas e máquinas, produzidos pelo homem.
* Recursos Naturais - elementos da natureza utilizados pelo homem.

DEFINIÇÕES DE ECONOMIA – TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS
Na abordagem Neoclássica a economia é um estudo dos homens tal com vivem, agem e pensam nos assuntos ordinários da vida. Focaliza principalmente, a condução do homem no trato com questões queinterferem em sua riqueza e bem estar. Por último a economia consiste em descobrir como as virtudes humanas e concorrência podem conduzir ao bem-estar social.
Já na perspectiva socialista as necessidades humanas são determinadas pelo estágio cultural da sociedade. Para satisfazer a um padrão de necessidades o homem se dedica a produção, que é um ato social. A realização deste processo se completa com adistribuição do produto social. O estudo das leis sociais que regulam a produção e a distribuição resume o campo de que se ocupa a economia.
Na sistematização de Robbins a sociedade tem objetivos múltiplos, ilimitados, mas meios limitados. A conduta econômica consiste em escolher entre fins possíveis e meios escassos para alcança-los. A economia é um ramo que estuda as formas do comportamentohumano que resultam da relação entre necessidades ilimitadas e recursos escassos.

PRINCIPAIS PENSADORES ECONOMICOS
ADAM SMITH
Com Smith, a economia, enquanto ciência ganhou corpo teórico pela primeira vez. Com ele, o crescimento econômico de uma nação foi visto a partir da divisão do trabalho (que aumenta a eficiência do fator trabalho, isto é, sua produtividade) e da acumulação de capital,rejeitando as teses mercantilistas que consideravam como fonte de riqueza apenas a posse de metais preciosos.
Para Smith, existem três classes fundamentais da sociedade capitalista: o operário, os capitalistas e os proprietários de terras. Salienta que, na sociedade capitalista, existe comunidade de interesses, uma vez que os benefícios comuns resultam, sobretudo, do choque de interesses das diversasclasses sociais. Por isso defendia a livre concorrência.
Smith defendia a liberdade econômica, impondo o interesse pessoal como o comportamento mais adequado para o mercado livre.
DAVID RICARDO
Para Ricardo, o valor dos bens decorre simultaneamente do trabalho humano e do capital técnico. Se o trabalho humano aparece como o primeiro fator de produção, sem o qual nada é possível, também énecessário levar em conta o uso dos bens de produção, os quais geram uma parte do valor dos bens apresentados no mercado. Isso é o que Ricardo chama de trabalho incorporado, que reúne o trabalho direto necessário para produzir uma mercadoria e o trabalho indireto.
Foi essa Teoria do Valor que se consagrou como a Teoria Clássica do Valor, cuja influência na Teoria Econômica foi absoluta até a segundametade do século XIX, quando ocorre a chamada Revolução Marginalista defendendo a tese de que o valor de uma mercadoria não depende das horas de trabalho necessárias à sua produção – uma medida objetiva –, mas sim do grau de satisfação que essa mercadoria é capaz de proporcionar para o consumidor.
KARL MARX
Marx e Engels partem de uma análise histórica, distinguindo as várias formas de...
tracking img