Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL- Uniderp

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: ECONOMIA













ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS



RA nº 399096- Eduardo Belladona Ribas

RA nº 399098- Leonardo de Campos Pereira

RA nº 401945 Liliane

RA nº 398778- Maguida Marchezan

RA nº 392335- Marjane Weber



Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz





SÃO BORJA,SETEMBRO

2012



RA nº 399096- Eduardo Belladona Ribas

RA nº 399098- Leonardo de Campos Pereira

RA nº 401945 Liliane Correia Segóbia

RA nº 398778- Maguida Marchezan

RA nº 392335- Marjane Weber



ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS









Atividades prática supervisionada elaborada junto aos tutores e professora da disciplina daUniversidade Anhanguera-Uniderp.



Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz







SÃO BORJA, SETEMBRO

2012

ANÁLISE ECONÔMICA REGIONAL ACERCA DA COMPRA E VENDA DE AUTOMÓVEIS

RELATÓRIO ECONÔMICO FINAL



1. INTRODUÇÃO




Analisando-se os ramos econômicos de negócios, constatou-se que o melhor ramo para análise econômica regional, é a compra e venda de automóveis.Isso ocorre em razão da facilidade de obtenção de informações que o grupo terá, eis que um dos integrantes trabalha neste setor econômico. Em razão disso, todos os fatores que se relacionam a esse ramo, como o comportamento do consumidor, a influência das medidas governamentais acerca da compra e venda de automóveis, entre outros aspectos serão abordados no presente trabalho.




2.DESENVOLVIMENTO




RELATÓRIO ECONÔMICO - ETAPA 1 - PASSO 4

Pesquisando-se, o mercado econômico de compra e venda de automóveis de São Borja, é possível identificar quem são os clientes, a evolução do mercado local, os períodos de maior consumo, influências no aumento de consumo, os tipos de automóveis mais comercializados e a transparência na negociação, como requisitosfundamentais para a consolidação da empresa no mercado de econômico.





Esse relatório econômico do setor de compra e venda de automóveis foi elaborado com base nas informações fornecidas por profissional do ramo de compra e venda de automóveis, da empresa Santa Rita Automóveis[1], bem como a partir das pesquisas relativas a esse negócio, coletadas em sites da internet.


Diantedisso, constata-se que, na comercialização de automóveis, os clientes, em sua grande maioria, são profissionais relacionados a agricultura, pecuária, setor militar, ao comércio, serviço público e universitários.




Verifica-se que, os consumidores na compra de automóveis, em geral, comprometem até 30% de sua renda mensal, independente da sua classe econômica. O que varia na compra evenda de automóveis, em relação a renda do consumidor, é o tipo de automóvel que ele adquire.




Quanto ao período de maior consumo, constata-se que a economia local, assume papel de grande relevância, eis que a economia de São Borja é, preponderantemente, voltada para as agriculturas de verão. Dessa forma, a comercialização de automóveis atinge seu expoente nos meses de junho e julho,quando o mercado interno recebe grande fluxo financeiro originário da agricultura.




Outro aspecto que influencia as vendas, aumentando o consumo, são as viagens de final de ano e veraneio.




Ressaltando-se que, o mercado econômico de São Borja, nos últimos anos, está sofrendo profundas transformações, o que proporcionou o aumentando da comercialização de automóveis. Essaevolução se deve em virtude da criação do Instituto Federal Farroupilha e a Universidade Federal do Pampa. Agregam-se a essa realidade a implantação da Usina Termoelétrica e do Centro Unificado de Fronteiras. Além disso, a proximidade com a Universidade de medicina de Santo Tomé, na Argentina, também impulsionou o crescimento do mercado local, uma vez que os estudantes dessa universidade vêm de...
tracking img