Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: Padrão de Respostas da Atividade Aberta 4

Autor: Marcos De Azevedo Reis

PUC VIRTUAL ECONOMIA Padrão de Respostas da Atividade Aberta 04

1)

Qual o objeto de estudo na macroeconomia? R:A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando, a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego,estoque de moeda e taxas de juros, taxa de câmbio e balança de pagamento. Isto é, a macroeconomia estuda todos os mercados considerados de modo agregado, a economia como um todo. Diferente da microeconomia que trabalha com mercados individuais.

2)

O que é política macroeconômica? R: São as medidas do governo para determinar a conjuntura econômica de forma a melhorar a realidade do país e dapopulação.

3)

Quai são os objetivos da política macroeconômica? R:Os objetivos da política macroeconômica: aumentar o nível de emprego e da produção, estabilizar os preços, distribuir a renda de forma justa, e crescimento econômico.

4)

O que é PIB potencial? R:É a produção máxima que a economia pode atingir, sem inflação.

5)

O que é taxa de desemprego? R:É a porcentagem da PEA,população economicamente ativa, que não está empregada. Refere-se quem quer ter emprego e ainda não conseguiu.

6)

Qual é o dilema a ser enfrentado no objetivo de reduzir a inflação? R:Esse dilema ocorre quando é possível obter um maior nível de emprego no curto prazo e arcar com uma maior inflação no longo prazo. Quando o desemprego diminui e a economia aproxima-se da plena utilização derecursos, passam a ocorrer pressões por aumentos de preços, principalmente nos setores fornecedores de insumos básicos, o que explica o frequente controle do crescimento do consumo pelas autoridades para não provocar inflação.

7)

Porquê o déficit público deve ser uma preocupação para os gestores da política econômica? R:Porque ele representa a necessidade de financiamento do setor público. Umdéficit público elevado significa que o governo não está conseguindo pagar suas despesas e obrigações, levando a um aumento do endividamento puúblico, que no futuro pode comprometer a solvência do governo e sua capacidade de investir e melhorar a vida dos cidadãos.

8)

O que é um instrumento de política econômica? R: É uma variável econômica de ajuste que pode ser controlada pelo governo paraatingir seus objetivos.

9)

O que é política monetária? Como ela deve ser praticada para conter pressão inflacionária?

PUC Minas Virtual • 1

R: A política monetária é a política econômica que tem como objetivo central o combate à inflação e a atuação sobre o ciclo econômico para minimizar os efeitos negativos da retração e da expansão, atuando sobre variáveis monetárias como taxa dejuros, empréstimo compulsório, agregados monetários e crédito. O combate à inflação é feito elevando a taxa básica de juros (remuneração dos títulos públicos) através de atuação no mercado aberto, na compra e venda de títulos públicos, para desestimular o consumo e o investimento, provocando redução da demanda e da pressão inflacionária sobre os preços.

10) Como funciona a política fiscal? R: Apolítica fiscal utiliza os gastos do governo para aumentar ou reduzir a demanda e os impostos para incentivar o consumo e o investimento. 11) Se houver aumento do desemprego, que políticas macroeconômicas poderão ser adotadas? Explique. R: A Política Fiscal pode ser utilizada aumentando os gastos públicos ou reduzindo a carga tributária, isto é, uma política fiscal expansionista. Da mesma forma apolítica monetária expansionista, reduzindo a taxa de juros, pode contribuir para o aumento do emprego. 12) O que é o Produto Interno Bruto? R: É o valor da produção de um país em determinado período de tempo, medida como o valor total monetário dos bens e serviços finais. 13) Como se calcula o PIB pelo método do dispêndio? R: Pela soma do consumo das famílias com o investimento privado, o gasto...
tracking img