Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Economia
A palavra “Economia” vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). A tradução literal seria “administração da casa”, que pode ser entendida com “administração da coisa pública”.
Conceito de Economia
Economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, demodo a distribuí-lo entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.
Objetivo do Estudo da Ciência Econômica
A lei da Escassez, ou seja, produzir o máximo de bens e serviços com os recursos disponíveis a cada sociedade.
Restrições Físicas ou Fatores de Produção
Gera a escassez de bens (materiais e imateriais), como:
Mão de obra;Capital;
Terra;
Matérias-Primas;
Os recursos escassos e as necessidades ilimitadas da sociedade são os dois grandes problemas da economia. Por isso, precisamos saber o que e quanto produzir, como e para quem produzir.
O que e Quanto Produzir?
A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto.
Como Produzir?
Refere-se à necessidade de escolha, por parte dasociedade.
Questão de eficiência. Capital ou mão-de-obra intensiva. Dependerá do nível tecnológico. Procurar-se-á obter a máxima eficiência e novos métodos que deverão ser investigados para não aparelho produtivo. Isto é, por quem serão os bens e serviços produzidos, com que recursos e de que maneira ou processo técnico.

Para Quem Produzir?
A sociedade deve decidir quais os setores que deverão serbeneficiados na distribuição do produto: trabalhadores, capitalistas ou proprietários da terra, Agricultura ou indústria, Mercado interno ou externo e Região sul ou norte.
Sistemas Econômicos
Formas principais de organização econômica:
• Economia de mercado (ou descentralizadas);
• Economia planificada (ou centralizada).
Funcionamento de uma Economia de Mercado
•Sistema de concorrência Pura(Sem interferência do governo)
•Sistema de economia mista
(com interferência governamental)
Laissez-Faire
O Laissez-Faire se torna possível mediante o chamado mecanismo de preços, solucionando os problemas econômicos fundamentais buscando sempre o equilíbrio nos vários mercados
• No sistema de concorrência pura, se existir excesso de oferta (ou escassez de demanda), causa assim, a formaçãode estoques, ficando obrigada e reduzir os preços até que o estoque atinja níveis satisfatórios, busca pelo equilíbrio.
• Podendo também existir, excesso de demanda (ou escassez de oferta), causando assim, as filas, a tendência é que o preço aumente, até ficar equilíbrio. (normalização da procura do produto).
Os principais problemas econômicos são resolvidos, no Sistema de concorrência pura,da seguinte forma:
O que e quando produzir: Os produtores decidirão o que e produzir de acordo com o preço dos bens e serviços
Como produzir: é resolvido no âmbito das empresas (trata-se de uma questão de eficiência produtiva);
Para quem produzir: é decido no mercado de fatores de produção (pelo encontro da demanda e oferta dos serviços dos fatores de Produção).

Imperfeições do Sistema deConferencia de Concorrência Pura
Trata-se de uma grande simplificação da realidade;
Funcionamento de uma economia Centralizada
Neste sistema de economia, os problemas econômicos fundamentais são decididos por uma agência ou órgão central do governo, e não pelo mercado.
A propriedade dos recursos (chamados de meios de produção, nesse sistema) é do estado (ou seja, os recursos são de propriedadepública). Os meios de produção incluem máquinas, edifícios, residências, etc.
Características de uma Economia Centralizada
• Papel dos Preços no Processo Produtivo: os preços representam apenas recursos contábeis que permitem o controle da eficiência das empresas. Ou seja, os preços são apenas escriturados contabilmente: as empresas têm quotas físicas de MP, por exemplo, mas não fazem nenhum...
tracking img