Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é apresentar de forma simples uma parte no que diz respeito a condução de nossa política monetária ao longo do período que vai de 1987 a 1988 com o PlanoBresser.
Esse que tenta na forma de decreto, substituir o então fracassado Plano Cruzado, mas se mostra ineficaz tanto quanto o plano que deu o lugar, não dando conta de estabilizar a inflação em nossopaís, e cedendo lugar posteriormente ao Plano Verão.

PLANO BRESSER
O Plano Bresser foi apresentado em 16 de julho de 1987, pelo então ministro da fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira, e tinha amissão de controlar a inflação herdada do fracassado Plano Cruzado.
Em abril de 1987, Luiz Carlos Bresser Pereira assume o ministério da fazenda do então presidente José Sarney, enfrentando umainflação de 23,21%.
O principal objetivo do plano era não acabar com a inflação, nem com a indexação, mas evitar a sua aceleração e a hiperinflação, e para isso era necessário diminuir o déficit públicoque já representava uma parte considerável do PIB, pois nesta época o governo gastava mais do que arrecadava em impostos.
Uma das armas do ministro foi o congelamento de preços e a desvalorizaçãocambial, mas o que seria uma solução momentânea não resolvia os problemas de longo prazo. Dados os objetivos do Plano Bresser que tinha caráter emergencial, ao contrário do Plano Cruzado algumas medidasforam apresentadas.
1- Congelamento de salários, com inflação corrigida após seis meses ao nível de 12 de julho.
2- Congelamento de preços por três meses, observando que aumentaram vários preçosantes do congelamento.
3- Mudança na base do índice de preços ao consumidor (IPC), incorporada a inflação para não sobrecarregar o mês de julho.
4- Desvalorização do câmbio em 9,5% em aonível de 12 de junho, sem congelamento mas com desvalorização suaves, e com menor ritmo.
5- Congelamento do preço de aluguéis de junho sem nenhuma compensação.
6- Manutenção dos contratos pós...
tracking img