Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Economia Política











Pense e Responda:

1) Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico?

R: A diferença entre o crescimento econômico e o desenvolvimento econômico é que o primeiro diz respeito ao aumento do produto interno bruto (PIB),ao crescimento de trabalho, pelo aperfeiçoamento tecnológico, elevando aprodução na região. O PIB é um calculo que soma todos os produtos e serviços de uma região por um tempo determinado. Em relação ao desenvolvimento econômico é o próprio crescimento econômico, acompanhando todas as alterações econômicas e a melhor qualidade de vida da população.



2) Qual o principal problema econômico que o Brasil enfrenta? Apresente uma argumentação baseada em fatos e opine.R: O problema são os governos que não deixam a economia atingir seu equilíbrio natural de oferta e demanda, a manutenção da taxa de cambio para que o mercado interno se desenvolva. O Brasil para o Real está tão valorizado se deve a participação maciça do estado na economia de mercado, onerando e burocratizando o setor produtivo, elevando o endividamento público justificado pela alta taxa dejuros, encarecendo o crédito e o endividamento das famílias, com um BNDES tendencioso e oligopolizado, reduzindo assim as expectativas de crescimento em longo prazo.



3) Como você vê o Brasil no contexto mundial?

R: O Brasil, particularmente, pode ser uma das vítimas da redução de aquecimento da economia chinesa, na medida em que é a China é dos grandes importadoresdascommodities brasileiras, responsável por superávits sucessivos na balança comercial de nosso país. Nesse contexto, o debate sobre os riscos de desindustrialização da economia nacional se torna ainda mais importante







4) Se você fosse o ministro da fazenda, qual a ancora que você proporia para sustentar o desenvolvimento brasileiro?

R: Inicialmente proporia estabelecer metas de melhorias na educação,através de verbas púbicas que também seriam distribuídas em melhorias de acordo com as necessidade do povo.



5) Discuta a afirmativa: “O Brasil é um dos países com maior concentração de renda do mundo”.

R: Essa afirmativa é correta, porem devido a má distribuição de renda, essa riqueza que existe privilegia apenas uma pequena parte da população.



6) Qual a solução para reduzir adiferença entre ricos e pobres no Brasil?

R: O equilíbrio e distribuição das verbas públicas investidas uma parte em educação e qualificação profissional garantindo um número maior de pessoas com nível intelectual preparadas para o mercado de trabalho, consequentemente reduzindo essa grande diferença já existente de classes no Brasil.



7) Muitos crêem que o investimento em educação é importantepara o desenvolvimento do país. Mas como investir em educação? Qual deve ser o foco?

R: O foco principal é o investimento em escolas públicas e profissionais qualificados que sejam mais valorizados, alem do incentivo ao estudo, para que as crianças já dez de pequenas entendam que a escola é o local do conhecimento e de novas descobertas.



8) Considerando a teoria e os métodos deinvestigação da ciência econômica, defina:

a)Teoria: Pode ser entendida como um conjunto de "idéias" sobre a realidade, sempre analisadas de forma interdependente.

b)Definições: As "definições" dizem respeito ao significado dos temos (idéias) da teoria; são conjecturas relativas à maneira de como as coisas da realidade se comportam.

c)Argumentos: Referem-se às condições nas quais a teoria sesustenta.

d) Hipóteses: são as conjecturas relativas à maneira como as coisas da realidade se comportam.





e)Modelos: Representação das principais características dos componentes de uma teoria, como por exemplo: S = f(Y) e I = f(r), porém é com o equilíbrio de ambos (S = I) que a própria renda (Y) se equilibra (Ye)

f)Métodos científicos: Se caracterizam pelo raciocínio lógico, é...
tracking img