Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Inflação e crescimento econômico

[pic]Desenvolvimento com melhoria do emprego e da renda dos trabalhadores provoca inflação? Este é aparentemente o tema do debate visto nos últimos meses e opretexto das pressões para o Governo aumentar juros, conter gastos públicos e desaquecer o consumo.

O debate, entretanto, precisa ir além das aparências, e também dos dogmas conservadores que relacionamdiretamente crescimento econômico e inflação.

Para os conservadores, o país vive uma "inflação de demanda" - aquela que resultaria do aumento de consumo popular e, portanto, da procura dosprodutos, provocando o aumento dos preços. Mas há outros argumentos para explicar o crescimento dos preços. Um deles é o aumento dos preços das commodities (matérias-primas) negociadas no mercado mundial,como açúcar e petróleo. Seus aumentos de quase 10% no ano passado se traduziram, no mercado interno, em preços mais altos, principalmente para os alimentos e combustíveis.

E há também as pressõesinflacionárias provocadas tanto pela decisão do Governo dos EUA de inundar o mercado mundial com dólares, para forçar a valorização de moedas estrangeiras (entre elas o real) e facilitar assim asexportações americanas, quanto também pelo volume de moeda americana posto em circulação em consequência do aumento de preços das commodities.

As pressões do chamado "mercado" (isto é, os agentesfinanceiros que operam a espoliação baseada nos juros) são fortalecidas por outros interlocutores interessados. Nesta semana, os dirigentes dos 21 maiores Bancos Centrais do planeta, reunidos em Basileia, naSuíça, cobraram a "colaboração" dos países "emergentes" (entre eles Brasil, Índia e China) para conter o crescimento da inflação mundial, que aumenta as dificuldades que eles próprios, países ricos,enfrentam. E receitam a mesma desacreditada medicação neoliberal e monetarista que provocou desastres econômicos e sociais nos países pobres: fim de políticas desenvolvimentistas, aumento dos juros e...
tracking img