Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Thomas Malthus
Thomas Malthus foi um economista e demógrafo inglês conhecido por sustentar na maioria das vezes, teses pessimistas, sua fama decorre dos estudos sobre a população, contidos em dois livros conhecidos como Primeiro ensaio e Segundo ensaio. Após vários debates sobre o livro de Godwin e suas ideias (como: no futuro não haverá mais um punhado de ricos e uma multidão de pobres; nãohaverá mais Guerras assim como doenças; o homem não se angustiará nem mais viverá melancolicamente; não haverá necessidade, nem da administração da justiça, nem de governo) Malthus decidiu escrever sua própria visão sobre o futuro da humanidade e o crescimento populacional.
Segundo Malthus o alimento e a atração sexual eram necessários para a sobrevivência humana, o alimento para dar melhorescondições físicas, mental e diminuir as mortes por conta de doenças e fome, a paixão entre os sexos para o relacionamento e reprodução humana . Porem existiam dois existiam dois tipos de obstáculos:
• Positivos como a fome, a desnutrição, doenças, guerras no sentido de aumentar a taxa de mortalidade;
• Preventivos como as práticas anticonceptivas voluntárias no sentido de reduzir a taxa denatalidade.
O crescimento da população esta diretamente relacionada às condições que a população convive. Com a evolução econômica a grande parte da população tem um acesso mais facilitado à uma alimentação melhor, reduzindo assim o índice de mortalidade, maiores e melhores hospitais que atendem uma maior demanda de pessoas, diminuindo o índice de doenças, mais lazer e entretenimento melhorando assim olado emocional de cada familia, certos fatores influencim par uma maior longevidade e progressão doo crescimento populacional.
Malthus concluiu então que o crescimento populacional era maior que o crescimento na produção de alimentos, pois um crescia em progressão aritmética e o outro em progresso geométrica, respectivamente, e em um determinado tempo, segundo seus estudos, o crescimentodemográfico iria ultrapassar a capacidade produtiva da terra e isso geraria uma escassez dos recursos naturais, além do agravamento da pobreza e do desemprego. Mas para o economista o mundo deveria esses obstáculos pois implicariam no aumento da população fazendo assim com que houvesse um equilíbrio entre a produção de alimentos e a população.
Para solucionar o problema de crescimento populacional,desenfreado Malthus apresentou as seguintes propostas:
Proibição de casamento entre casais muito jovens e a castidade antes do casamento
Controle na quantidade de filhos em países mais pobres
Aumento no preço dos alimentos
Diminuição dos salários, fazendo com que assim obrigatoriamente as famílias pobres tivessem menos filhos.
http://www.infoescola.com 00:50
www.algosobre.com.brhttp://pt.wikipedia.org
http://www.brasilescola.com

Em sua visão, as trocas internacionais seriam vantajosas mesmo em uma situação em que um determinado país tivesse maior produtividade que o outro na produção de todas as mercadorias
Comparativas de Ricardo foi a base para a construção de toda uma vertente de teorias de comércio internacional que dominou por muito tempo o debate econômico. O atraenteesquema lógico ricardiano fornecia o substrato para a defesa de um sistema de comércio mundial ancorado no padrão-ouro e no livre-cambismo. Se o sistema do padrão-ouro recebeu abalo definitivo após a Primeira Guerra Mundial, a teoria das vantagens comparativas ainda tinha muita força entre os economistas da maioria dos paí ses na entrada dos anos 50,quando se iniciava a etapa darápidaindustrialização nos países subdesenvolvidos. E foi com ela que tiveram de dialogar os defensores da industrialização latino-americana, quando se tratava de demonstrar que seus países necessitavam industrializar-se—ainda que daí resul-tasse uma produção menos eficiente que a das indústrias congêneres dos países mais avançados. Para demonstrar o desacerto das proposições retiradas do esquema ricardiano de...
tracking img