Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO






DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA






ESTRUTURAS DE MERCADO




SEGMENTO DE MERCADO: AUTOMOBILÍSTICO

















MÊS: ABRIL/2013

ESTRUTURA DE MERCADO


Descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo dasestruturas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. 
Na estrutura de mercado clássica, podemos distinguir dois casos extremos: (Monopólio e Concorrência Perfeita).


• MONOPÓLIO É uma forma de organização do mercado em que uma empresa domina com exclusividade em determinada região a oferta dedeterminado produto ou serviço que não tem substituto próximo. É uma situação de mercado em que existe só um produtor de um bem (ou serviço) que não tem substitutos próximos. Devido a isso, o monopolista exerce grande influencia na determinação do preço a ser cobrado pelo seu produto. Segundo Vasconcelos (2004), o mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições diametralmente (absolutamente)opostas às da concorrência perfeita. Nele existe, de um lado, um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta e, de outro lado, todos os consumidores. Não há, portanto, concorrência nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor ou simplesmente deixam de consumir o produto.

• OLIGOPÓLIO É uma forma de organizaçãodo mercado em que poucas empresas dominam com exclusividade a oferta de determinado produto ou serviço que não tem substituto próximo. É uma estrutura bastante conhecida nos dias de hoje no campo da competição imperfeita. O setor produtivo brasileiro é altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos: montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria debebidas, indústria química, indústria farmacêutica, etc. o oligopólio pode ser:
✓ Puro: quando os concorrentes oferecem exatamente os mesmos produtos homogêneos, iguais, substitutos entre si. Por exemplo, o cimento ou o alumínio.
✓ Diferenciado: quando o produto não é homogêneo. Por exemplo: indústria automobilística ou de cigarro. Ou seja, embora semelhantes entre si, esses produtos nãosão idênticos.
No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas quanto os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios (combinação, conspiração) ou cartéis (acordos comerciais entre empresas). O cartel é uma organização (formal ou informal) de produtores dentro de um setor que determina a política de preços para todas as empresas que a ele pertencem. Além dos cartéis existe umouto modelo de oligopólio, chamado de Liderança de Preço. É a forma de conluio imperfeito em que as empresas desse setor decidem, sem acordo formal, estabelecer o mesmo preço, aceitando a liderança de preço de uma empresa da indústria. Esse modelo pressupõe que a liderança decorre do fato de que uma das firmas rivais possui estrutura de custos mais baixos que as demais.


• CONCORRÊNCIAIMPERFEITA É a Estrutura de mercado imperfeito. Está inserida em vários setores da economia e possui como característica marcante empresas produzindo produtos diferenciados, embora sendo substitutos próximos. A empresa tem determinado poder sobre a fixação de preços. A diferenciação do produto pode ocorrer por características físicas, de embalagem ou pelo esquema de promoção de vendas. São exemplos oslaboratórios farmacêuticos, as indústrias alimentícias e as automobilísticas, entre outras. A concorrência monopolista é uma estrutura de mercado que contêm elementos da concorrência perfeita e do monopólio, ficando em uma situação intermediária entre essas duas formas de organização de mercado. Contudo não se confunde em nada com o oligopólio.


• CONCORRÊNCIA PERFEITA É uma estrutura de...
tracking img