Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
4º SEMESTRE

VANESSA REGINA DA SILVA DIAS RA: 2352467816
CHAYELE SILVA DE OLIVEIRA RA: 2330424227
PRISCILA PONTES FARIAS RA: 2307339748

PROFESSOR PRESENCIAL :LUCIANA PEREIRA
PROFESSOR EAD : SIMONE MARIA

O QUE É ESTATÍSTICA?
Conjunto de técnicas de pesquisas que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, coleta e análisede dados disseminando as informações. Ausilia no controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento, e tem por objetivo fornecer técnicas para lidar com situações sujeitas a certas incertezas.
Ela remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre habitantes, riqueza e poderdos povos. Na Europa Ocidental os governantes preocupavam-se com a difusão de doenças endêmicas, então começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.
Atualmente os dados estatísticos são utilizados deatividades dos cidadãos e organizações da sociedade, que tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados .
Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais vem de estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego divulgados pela mídia, são exemplos de aplicação da Estatística . O InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística- IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.
Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos, tanto na área governamental como na iniciativaprivada.
Na prática a Estatística pode ser usada na área médica fornecendo metodologia adequada que
possibilita decidir sobre de um novo tratamento no combate á uma determinada doença, atuar em seu controle, no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS ou ate mesmo outras doenças.
Já na área tecnológica, o cálculo de posição de uma astronave, por ex , depende de conceitos e teoriasestatísticas mais elaboradas, considerando essas informações como sinais de satélite, são recebidos de forma ruidosa e incerta.
No mercado de trabalho a Estatística pode promover a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas do saberás ciências naturais às sociais.
Exemplo das atuações onde o estatístico atua com maior relevância:
Indústria->Começa no estudo de implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial.

Recursos Humanos-> Na área de RH realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos das Universidades e Instituições de Pesquisa-> Podem atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas á Estatísticas, assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico paraque consigam tomar decisões acertadas.
Área de Demografia-> Estuda a evolução a as características da população.
Área de Marketing e Análise de Mercado-> decisão relativa de preços, previsão de vendas, logística a distribuição , desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, etc.
Área Financeira e Bancária-> Departamento de seguros e análise atuarial, seleção deinvestimentos, desenvolvimento de modelos financeiros, informações gerenciais, carteiras de investimentos, fluxo de caixa, avaliação e projeção de indicadores financeiros, contábeis, e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.
O Perfil do Estatístico têm a finalidade de orientar, disciplinar a fiscalizar o exercício da profissão em todo o território Nacional.
A formação acadêmica do Estatístico...
tracking img