Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4. Faça uma avaliação do Governo Sarney.
O governo José Sarney tinha a difícil missão de recuperar a economia brasileira sem abrir mão dos privilégios das elites que apoiavam.
Buscando contornar acrise da economia, foi criado o em 1986, o Plano Cruzado. Adotando políticas de controle dos salários e dos preços, o governo esperava conter o desenfreado processo de inflação que assolava a economiabrasileira. No primeiro instante, os objetivos desse plano foram alcançados: a inflação atingiu valores negativos, o consumo aumentou e os fundos aplicados foram lançados na economia.
Alguns mesesmais tarde a estabilização forçada dos preços retraiu os setores produtivos e acabou fazendo com que os bens de consumo desaparecessem das prateleiras dos supermercados e das empresas.
As reservascambiais do país foram empregadas na obtenção das mercadorias essenciais que desapareceram da economia nacional. A fuga das reservas motivou um processo de crise econômica marcado pela moratória, ouseja, o não pagamento dos juros da dívida externa brasileira. Não suportando mais tal conjunto de medidas, o controle dos preços foi eliminado e assim a inflação voltava a disparar.
Foram tentandonovos planos (Bresser, 1987; e Verão, 1989) a economia brasileira não conseguia vencer seu problema inflacionário.
A ineficiência do campo econômico, só não ganhou maior destaque na época devido àsmovimentações políticas em torno da Constituição de 1988, a nova constituição ofereceu ganhos significativos nas questões das liberdades e dos direitos individuais.
No ano de 1989, a inflação anual jáalcançava 1764%.

4. Explique o processo inflacionário (diagnóstico e causas) d e1980 e 1990.
A causa é o desequilíbrio entre a oferta e a procura. No Brasil, porém, as causas foram o alto déficitpúblico (chamado de descontrole fiscal) dos governos federais, estaduais e municipais e a oligopolização da economia, com amplos setores, sem competitividade externa, aumentando de forma combinada os...
tracking img