Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

1.1 – HISTÓRICO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

A idéia Desenvolvimento Sustentável surgiu no século XIX nos Estados Unidos em torno da questão da criação dos parques nacionais. Contudo, apenas nos anos 1960 com a publicação do livro “Primavera Silenciosa” de Rachel Carson é que a questão ambiental passou a ser vista como uma questão a ser discutida globalmente. O mundo dopós-1945 estava vivendo muitas transformações que nos ajudam a compreender a elaboração do conceito de desenvolvimento Sustentável.
Vejamos alguns destes indícios.
Terminada a Guerra Total (1914-1945) o mundo Ocidental precisa se reorganizar e, em especial, a Europa Ocidental, se reconstruir. Nos primeiros anos após a guerra, se iniciou um conjunto de ações, em diferentes partes do mundo, quemarcam um novo posicionamento dos povos frente a si mesmo e aos outros.
Dentre estes eventos destacamos:
• A descolonização africana e asiática;
• A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948);
Os movimentos feministas por direitos civis nos Estados Unidos dos anos 1950/60/70 são alguns dos exemplos de ações que demonstram a transformação na forma de ser humano se ver e olharpara o outro.
Tal conceito, Desenvolvimento Sustentável, foi cunhado por Gro Harlem Brundtland, então primeira-ministra da Noruega, no relatório intitulado “Nosso Futuro Comum” (1987), que ficaria conhecido como Relatório de Brundtland. Este relatório visava consolidar as propostas realizadas na Conferência de Estocolmo, em 1972, e assim colocava o conceito de Desenvolvimento Sustentável:“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem ás suas necessidades. O conceito de “necessidades”, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo, que devem receber a máxima prioridade. A noção das limitações que o estagio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente,impedindo-o de atender as necessidades presentes e futuras  (apud. GIANSANTI: 1998)”.


O conceito forjado entre as décadas de 1970/1980, no momento em que o mundo passava por uma reorganização na forma de pensar o capitalismo em âmbito global. Na década de 1970, a Crise do Petróleo (1973) e a Crise dos Juros nos EUA (1979), afetaram diretamente a economia mundial em especial, das grandespotências na Europa ocidental e os Estados Unidos. Este momento foi tão crucial para a economia internacional que surgiu nos Estados Unidos uma nova maneira de pensar o mundo de então, tantos em termos políticos como econômicos: o Neoliberalismo e a Globalização. O neoliberalismo como forma de pensar as relações econômicas capitalistas e a globalização como novo discurso hegemônico, fazem como que aspráticas do Welford State (Estado do bem estar Social) fossem abandonadas em prol de outras baseadas nas trocas globais e questões globais. Neste sentido, pensar o desenvolvimento sustentável como um novo paradigma a ser seguido pode ser compreendido como o momento em que o mundo estava se reorganizando em termos mundiais. Cabe ressaltar, que foi justamente nos anos 1970/1980, após a Crise do Petróleo(1973) que se iniciaram as discussões sobre Eficiência Energética.


A maior parte das críticas ao conceito de Desenvolvimento Sustentável vem do fato de unirem-se dois termos que aparentemente são opostos. O conceito de:
Desenvolvimento Econômico que leva em conta a posse de bens materiais e o aumento do consumo.
Sustentabilidade liga-se as ciências naturais, em especial as biológicas, etrata do equilíbrio do ecossistema. Neste ponto que surgem as críticas: como um sistema baseado no consumo pode buscar o equilíbrio produtivo, social, econômico e ou ambiental? Justamente por trazer embutido em si a idéia de progresso, conforme pensada no final do século XIX e início do Século XX, que o conceito de desenvolvimento sustentável recebe tantas críticas.
Outro conceito formulado...
tracking img