Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Transformações Sociais do Século XVIII

1. Revoluções burguesas
Entende-se por um conjunto de movimentos que ocorreram na Europa e Estados Unidos no século XVIII. A importância dessas revoluçõesé que estimularam o desenvolvimento do Capitalismo, pondo fim às monarquias absolutistas e contribuíram para a eliminação de barreiras que impediam o livre desenvolvimento econômico.

* RevoluçãoFrancesa
No final do Século XVIII a monarquia francesa procurava garantir os privilégios da nobreza em um contexto no qual crescia a miséria do povo. A burguesia também se opunha ao regime monárquico,pois este não permitia a livre constituição de empresas, impedindo a burguesia de realizar seus interesses econômicos.
Em 1789, com a mobilização das massas em torno da defesa da igualdade e daliberdade, a burguesia toma o poder e passa a atuar contra os fundamentos da sociedade feudal. Procura organizar o Estado de forma independente do poder religioso e promove profundas inovações na áreaeconômica ao criar medidas para favorecer o desenvolvimento de empresas capitalistas. As massas que participaram da revolução logo foram surpreendidas pelas medidas da burguesia, que proibiram asmanifestações populares e passaram a reprimir os movimentos contestatórios com violência.

• Revolução Industrial
Eclodiu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, significou algo mais do que aintrodução da máquina a vapor e aperfeiçoamento dos métodos produtivos. A revolução nasceu sob a égide da liberdade: permitir aos empresários industriais que desenvolvessem e criassem novas formas deproduzir e enriquecer.

[pic]

A Revolução Industrial constituiu uma autêntica revolução social que se manifestou por transformações profundas na estrutura institucional, cultural, política esocial.
Aspectos importantes da Revolução Industrial:
• Produção passa a ser organizada em grandes unidades fabris, onde predomina uma intensa divisão do trabalho;
• Aumento sem precedentes na...
tracking img