Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Enquadramento do turismo na actividade económica 3
Integração do turismo na política económica global 4
Efeitos sobre o emprego 6
Conclusão 8
Anexos 9
Bibliografia 11
Netgrafia 12

Introdução

No âmbito da disciplina de Economia do Turismo foi pedida a realização de um trabalho teórico, com o objectivo de desenvolver um tema à escolha que se enquadre no programa daUnidade Curricular.
Tendo por base a matéria leccionada pelo professor da Unidade Curricular, optei pelo tema “Efeitos económicos no turismo – Efeitos sobre o emprego” pois é um assunto que gostaria de explorar devido à importância do turismo como criador de riqueza e emprego a nível mundial.
No desenvolvimento do trabalho pretendo enquadrar o turismo na actividade económica e a sua integraçãona política económica global de forma a conseguir dar a entender os efeitos do turismo sobre o emprego.

Enquadramento do turismo na actividade económica
O turismo é uma actividade que é influenciada pelas actividades humanas, esta afirmação não levanta dúvidas. A discórdia surge com a questão relacionada com a natureza e o âmbito do turismo. Trata-se de um sector económico com uma estruturadiferente? Uma indústria? Uma actividade económica?

Não é habitual o turismo ser considerado um sector autónomo da economia, estando incluído no sector terciário. Mas á medida que se vai desenvolvendo transforma-se num fenómeno social e económico que leva ao desenvolvimento de um novo ramo de conhecimento.
O habitual é referir-se às actividades relacionadas com viagens como um sectoreconómico ou um sector turístico. No entanto o turismo não pode ser definido como sector, pois o que representa um sector de actividade são os bens e serviços que este produz e no caso do turismo o que o representa são os bens e serviços que os turistas consomem e não os que são produzidos.

O turismo é também designado por indústria (mais propriamente indústria turística). Partindo do princípio que umaindústria é: “o conjunto de operações que concorrem para a transformação das matérias-primas ou produtos com vista à produção de outros bens ou produtos”1 chega-se à conclusão que o conjunto do turismo não pode ser considerado uma indústria porque a definição de turismo se baseia nos actos do consumo e não da produção, tal como já foi mencionado no parágrafo anterior.

Assim, a designação maiscorrecta será a de actividade económica pois o turismo possui características que correspondem a essa designação. Essas características passam pelo facto de o turismo ser um bem escasso e satisfazer necessidades.

1 CUNHA, L. (2001); Economia e Política do Turismo; Editorial Verbo – Lisboa
Integração do turismo na política económica global

O turismo afecta todos os sectores da economia,criando um grande impacto que levou a que fosse considerado uma das actividades económicas mais dinâmicas. Mas levantam-se questões em relação ao facto de o turismo ser um factor de desenvolvimento económico ou um meio para desenvolver as bases do desenvolvimento económico.
As designações do turismo já sofreram algumas alterações: em Portugal, o turismo já foi considerado como motor dedesenvolvimento e como factor estratégico (no III Plano de Fomento e IV Plano de Fomento respectivamente). Chegou a ser considerado como eixo central da política económica e apenas como uma forma para aumentar o PIB.
A União Europeia já considerou o turismo como motor de desenvolvimento, assim como e Espanha considerou como um motor fundamental da economia espanhola.

Podem ser identificados cincomotores de desenvolvimento: acumulação de capital, inovação, vantagem comparativa, dimensão de mercados e diferenciação. Todos eles fazem parte do turismo, uns de forma mais acentuada, outros nem tanto.
* Acumulação de capital: Os elevados investimentos a que o turismo obriga, conduzem a acumulação de capital;
* Inovação: Devido às mudanças que as necessidades dos turistas vão sofrendo e...
tracking img