Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Portifólio de Economia
Desafios Econômicos para o Brasil frente as crises internacionais. Competitividade e regulação cambial

O fraco resultado da economia Brasileira no segundo trimestre de 2012 sepultou a permanência do Brasil como sexta maior economia do mundo, posto que havia sido atingido no início do ano com o anúncio dos resultados econômicos de 2011, desbancando o Reino Unido. Aindaque o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mostre um estranho otimismo em relação aos próximos trimestres, o resultado atual – alta de 0,5% no PIB no primeiro semestre – coloca o país de volta à sétima posição, atrás de Grã-Bretanha, França, Alemanha, Japão, China e Estados Unidos. Numa retrospectiva, cabe destacar que há dez anos o PIB brasileiro ocupava o 12º lugar no ranking mundial e, portanto,assumindo a posição atual, a conquista, sem qualquer dúvida é bastante relevante. A agência classificadora de risco Austin Rating elaborou uma simulação no ranking das 10 maiores economias mundial a partir das projeções feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), até, até 2017, e constatou-se que, muito provavelmente, o Brasil será a 5ª maior economia do mundo em 2014, ultrapassando de uma sóvez Reino Unido e França, ficando atrás somente de EUA, China, Japão e Alemanha.
Em relação a essa ascendência no crescimento econômico e a perspectiva do crescimento na economia brasileira vemos uma ponte não acabada que são os desafios da economia brasileira. Dentre esses vemos alguns como:
* Estabelecer um novo sistema tributário. O sistema tributário do Brasil é muito complexo deentender, tem um custo que deve ser bem gerenciado e, se não for bem avaliado por investidores estrangeiros, pode dificultar o retorno do investimento sobre os projetos. Existe um amplo consenso de que o sistema tributário precisa mudar e se modernizar, mas a maior parte dessas mudanças falharam na implementação devido a complexidade do sistema e a natureza federativa do Brasil. Segundo empresas deauditoria, qualquer mudança precisaria de muitas negociações para alcançar uma proposta satisfatória para os estados, cidades, governo e contribuintes.
* Melhorar o custo benefício dos gastos do setor público. Com uma eficiente arrecadação dos impostos, o Brasil teria condições para usar esse dinheiro para cobrir bem seus custos e ainda investir o valor restante. Porém, não é isso que acontece.Problemas como ineficiência de alocação dos investimentos, os gastos excessivos, falta de um bom controle de despesas e corrupção deixa a impressão de que os serviços prestados pelo governo estão abaixo do esperado com a arrecadação obtida. Como exemplo tem os gastos anuais com parlamentares que são os mais autos do mundo, com um gasto de 10,2 milhões/ano por parlamentar. Como vemos no gráfico.(Reportagem exibida pela TV globo, no Bom dia Brasil).

* Privatização da infraestrutura e ativos não estratégicos. Já há iniciativas positivas nesse sentido, como a privatização de alguns aeroportos, mas ainda existe um debate ideológico sobre o que deve ou não ser controlado pelo governo, algo que pode impedir novos avanços.
* Reduzir a burocracia dos negócios. Em um estudo recente daE&Y sobre empreendedorismo nos países do G20, a auditoria e consultoria apontou que, embora o Brasil tenha realizado melhorias significativas, ainda é um dos países mais burocráticos quando o assunto é desenvolvimento de novos negócios, seja uma pequena empresa, ou um grande projeto. Segundo o estudo, a complexidade das leis federais e municipais traz uma série de aprovações e permissõesnecessárias de se obter antes de desenvolver um projeto e o número de exigências é muito maior do que qualquer outro lugar no mundo. De acordo com a E&Y, existe uma percepção de que os processos estão sendo simplificados e integrados, introduzindo o uso da internet como um bom canal de comunicação entre os negócios e o governo. Apesar disso, ainda é necessária uma abordagem mais sistemática no país...
tracking img