Economia

Páginas: 3 (523 palavras) Publicado: 30 de março de 2013
1 – Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

R: Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobrea acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comercio exterior e entesourar riquezas. O acumulo de metais adquire grande importância, e aparecem relatos maiselaborados do sobre a moeda. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos.
Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bensproduzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa “regras da natureza”) em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Portanto, encorajava-se a agricultura e exigia-se que aspessoas empenhadas no comércio e nas finanças fossem reduzidas ao menos número possível. Uma economia com significado desenvolvimento comercial e financeiro não se ajustava às necessidades da expansãoeconômica. Só a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza.

2 – Quem foi o mais destacado dos economistas (clássicos). Quais suas principais ideias?

R: Adam Smith (1723-1790). PrincipaisIdéias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bemestar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estareconômico.

3 - O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

Diz que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciar e quais produtos devem ser comercializados. Ocomércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção. O autor da teoria das vantagens comparativas foi David Ricardo

4 – Qual a principal diferença entre a lei de say e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!