Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho sobre Portugal no contexto da união europeia que irei realizar surge da disciplina de economia, tem como objetivo abordar todos os assuntos referentes á nossa economia.
A integração económica é um processo de abolição de restrições entre os agentes económicos de países diferentes. Acontece quando dois ou mais países acordam proceder à abolição das barreiras comerciaisentre si, para formarem um mercado mais homogéneo e coerente
Todas as grandes economias mundiais encontram-se, de alguma forma, envolvidas em processos de integração económica. Por exemplo, os Estados Unidos (NAFTA), Europa (União Europeia), América latina (Pacto Andino e MERCOSUL).

Desenvolvimento

 Evolução das importações
 

Relativamente a Portugal temos a oportunidade de assistira um aumento progressivo das importações desde o início do ano de 2000 até o ano de 2009.
Apesar de ser notória uma pequena diminuição no valor das importações entre o ano de 2001 e o ano seguinte, 2002 voltando pois a aumentar até o ano final da amostra.
Atingindo assim o valor mais baixo de importações de 34,9 no ano de 2000, contrastando com o valor mais elevado, visível no ano de 2009, com87,83.
No ano de 2000, verificamos que o país possuidor do valor mais baixo de importações no ano de 2000 é a Grécia com 27,7 bilhões, em seguida Portugal, com 34,9 bilhões, Irlanda com 44 bilhões, França com 280,8 bilhões e por fim o Reino Unido com 305,9 bilhões.
Em 2002, 2004 e em 2006 as importações vão aumentando, situando-se os países de acordo com a mesma ordem anteriormente referida,embora com valores de importações diferentes
. No ano de 2008, já assistimos a uma situação diferente uma vez que Portugal, apresenta um valor de importações de 75,3, a Grécia com um valor de 80,79 bilhões, a Irlanda com um valor de 84,76, a França com um valor de 600,9 e o Reino Unido com um valor de 621,4 bilhões.
Sendo Portugal com o valor mais baixo de importações no ano de 2008 e o Reino Unido,o país com um valor mais elevado de importações neste mesmo ano.

A União Europeia é uma união supranacional económica e política de 27 Estados-membros, estabelecida após a assinatura do Tratado de Maastricht, a 7 de Fevereiro de 1992, pelos doze primeiros países da antiga CEE, uma das três Comunidades Europeias. É uma formação de um novo tipo de união entre Estados pertencentes à Europa.Enquanto instituição, passou a dispor de personalidade jurídica após o início da vigência do Tratado de Lisboa. Possui competências próprias, tais como a Política Agrícola Comum, a Política Comum das Pescas, entre outros. Estas competências são partilhadas com todos os Estados-membros da União Europeia. Trata-se de uma organização que combina o nível supranacional e o nível institucional num campogeográfico restrito com o papel político próprio sobre os seus Estados-membros.

Objetivos da União Europeia
. Promover a unidade política e económica da Europa;
. Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
. Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;
. Reduzir as desigualdades sociais e económicas entre as regiões;
.Fomentar o desenvolvimentoeconómico dos países em fase de crescimento;
. Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.

Os princípios básicos da PAC são:
. A criação de um grande mercado único dentro do qual se possa importar e exportar produtos agrícolas livremente, preferindo os produtos produzidos dentro das fronteiras da U.E., e o financiamento comunitário da Política Agrícola Comum.
Em 1992 foilançada uma revisão da Política Agrícola Comum (uma nova PAC), em que os objectivos eram  de reduzir os excedentes (quotas leiteiras, set-aside, etc.) ; regular os preços junto aos consumidores; respeito pelo ambiente.
Mais tarde, em 1999, uma nova reforma foi programada alterando os principais objectivos da PAC:
. Aumentar a produtividade agrícola;
. Garantir um bom nível de vida à população...
tracking img