Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões - Capítulo 5
Estruturas de Mercado

1 – Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros ?
R: Um mercado concorrencial é aquele em que há um grande número de firmas, cada uma delas sendo suficientemente pequena de modo que não afeta os níveis de oferta de mercado e, consequentemente, não afeta o preço de equilíbrio. Temos as seguintescaracterísticas : 1 ) Produtos são homogêneos, de modo que o consumidor não consegue diferenciar o produto das firmas, 2 ) Livre entrada de firmas, 3 ) Não há informação privada, todas as informações relevantes sobre os lucros, preços ,etc, são conhecidas pelos participantes do mercado. Neste mercado o empresário para maximizar o lucro é tomar o preço como um dado e produzir até igualar o preço a seucusto marginal.

2 – Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
R: No monopólio temos somente um produtor, que domina toda a oferta do produto e, portanto, depara-se com toda a demanda de mercado. Na maximização de lucros, a regra do monopolista é simplesmente igualar RMg = CMg , lembrando que,ao deparar-se com a demanda do mercado, que é negativamente inclinada, esta regra será diferente de P=CM g do caso da concorrência.
No caso do oligopólio, temos um número pequeno de firmas, de modo que cada uma delas tem algum poder de monopólio, mas há alguma concorrência entre as firmas. A regra de como o preço é fixado depende da corrente do pensamento. Segundo a teoria marginalista, novamentea firma visa a maximização de lucros, sendo que agora a demanda que a firma se depara depende do seu impacto no mercado e da concorrência com as demais firmas. Segundo a Teoria da Organização industrial, o objetivo da firma seria maximizar o mark-up, que seria dado pela seguinte equação: Mark-up = Receita de vendas-Custos diretos ( ou variáveis). O preço cobrado pela empresa, no modelo demark-up, é calculado da seguinte forma: p = ( 1-m )C onde p = preço do produto.

3 – Quais as estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?
R: As estruturas do mercado de fatores são: 1) Concorrência perfeita: Corresponde ao mercado cuja oferta do fator de produção ( mão de obra não especializada ) é abundante, o que torna o preço desse fator constante. Os ofertantes ou fornecedores,como são em grande número, não têm condições de obter preços mais elevados por seus serviços. 2 ) Monopólio: quando há um monopolista na venda de insumos. 3) Oligopólio: Ocorre quando poucas empresas produzem um determinado insumo ( oligopólio na venda de insumo ) 4 ) Monopsônio ( monopólio na compra de insumos): Compreende uma forma de mercados na qual há somente um comprador para muitosvendedores dos serviços de insumos; 5 ) Oligopsônio ( oligopólio na compra de insumos ): É o mercado em que há poucos compradores negociando com muitos vendedores; 6 ) Monopólio Bilateral : Ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.

4- O que vem a ser Monopólio Bilateral?
R: Ocorre quando um monopsonista, na compra do fator deprodução, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.

5 – Defina mark-up. Qual a justificativa para as empresas utilizarem a regra de mark up para determinação de preço.
R: A taxa de mark-up deve ser fixada de tal forma a cobrir, além dos custos diretos, os custos fixos, e atender a certa taxa de rentabilidade desejada pelos acionistas da empresa. O conceito de mark-up é mais geral,normalmente fixado pelos acionistas para os negócios globais da empresa.
A teoria mark-up repousa na constatação empírica de que as empresas, ao fixar seu preço de venda, não conseguem prever adequadamente a demanda por seu produto e, portanto, suas receitas , mas conhecem muito bem seus custos. Como elas têm poder monopolístico, podem fixar os preços numa base mais objetiva, nos seus custos,...
tracking img