Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA NA SOCIEDADE

A economia é fundamental para a sociedade, pois esta é movida pelo consumo de mercadorias. E este consumismo está presente em todos os momentos da nossa vida.
No mundoatual, o ser humano tornou-se “presa” do consumismo, que está cada vez mais freqüente e em alguns casos até sem controle, o que tem levado, no seu âmbito maior, ao exagero. Em todos os setores da nossaeconomia , desde o vestuário, passando pela alimentação, eletrônicos, entre outros, tudo pelo conforto, ou até mesmo o luxo e comodidade, as pessoas pagam cada vez mais por produtos ou até mesmo pela“marca” dos mesmos. E com isso as empresas que vendem esses produtos (alguns essencias), vendo que estão sendo bem visados elevam os preços e as pessoas, dando-se conta ou não, pagam o preço que lhes écobrado. Esse mecanismo vai se tornando uma bola de neve que cada vez fica maior, quanto mais ganhamos mais consumimos. Assim sendo as empresas de maior porte, crescem cada vez mais, com a procura pelosseus produtos em alta, aumentam a produção e aumentam os valores para os consumidores comprarem essa fica sendo a classe possuidora de capital, cuja definição de capital é o "acumulo de dinheiroaplicado pelo homem para provocar a sua multiplicação através do lucro, utilizando-se para isso, de recursos físicos e humanos" e a classe trabalhadora, que vende seu tempo, energia e dedicação pessoal aosdonos do capital, em troca de recompensas financeiras e/ou materiais.
Só que com esta visão, é crescente o processo de distribuição econômica desigual entre as classes sociais. Algumas empresas, quetem mais poder econômico, com o passar do tempo tornam-se multinacionais, porém as que não têm capital para giro acabam fechando suas portas; seguindo no mesmo patamar de desigualdade, o mesmoacontece com os clientes, os que têm um maior poder aquisitivo cada vez adquirem mais e os desprivilegiados são induzidos ao consumismo e acabam por ficarem endividados e a sociedade sem nenhuma...
tracking img