Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Regionalização do Espaço mundial
A regionalização é a divisão de um grande espaço, com critérios previamente estabelicidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiõs. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias. Qualquer espaço é pode ser regionalizado, isto éredividí-lo. Um país, uma outra região, um estado. Até mesmo as cidades são divididas em regiões. Pode ser região administrativa, natural etc. No plano global o mundo também é dividido em regões. Cada continente se constitui numa região.

Mas o maior interesse na regionalização são aqueles relacionados a economia; isto porque atualmente todos os países e regiões depende um dos outros, por mais rico oumiserável que sejam, não produzindo tudo que precisam, nem consumindo tudo que produz. Mas a globalização envolve todos os campos da sociedade: política, esportes, cultura etc. Tudo é global, mundial. Pode-se dizer que qualquer evento natural ou social tem repercusão global.
As formas e os critérios de representação mais utilizados para a divisão do mundo são: 
 
Em continentes; de acordo comos aspectos físicos ou naturais; de acordo com indicadores sociais, como a taxa de mortalidade infantil; em países ricos e pobres; de acordo com o grau ou nível de industrialização dos países; associação econômicas e sociais; cultura dos povos (religião, hábitos e costumes).

O critério de regionalização são os continentes, que não representa adequadamente a atual regionalização do mundo, pois oconceito de continente refere-se a grandes extensões de terras emersas, cercada por oceanos e mares, enquanto que, tradicionalmente os continentes correspondem às seguintes divisões: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártica. 

Essa forma de regionalização não retrata aspectos socioeconômicos, como renda, industrialização, tecnologia, analfabetismo e aspectos como regime político eculturais (língua e religião).

Há, portanto, diversas possibilidades de regionalização. Podemos citar algumas: países ricos e pobres; países do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul; por continentes (América, África, Ásia, Europa ou Oceania - vide mapa 1); países de cultura ocidental e de cultura oriental, e assim por diante.                                                                                                    MAPA 1

Ao estudar países pobres e ricos, por exemplo, o critério adotado é o socioeconômico. Se a regionalização se basear na divisão política, o critério é, principalmente, oterritório de cada país e suas influências regionais ou globais. Já se levarmos em consideração aspectos como o idioma, a religião e os costumes, essa regionalizaçãoserá de caráter étnico e cultural - vide mapa 2. 

Mapa 2
OBS.:  É importante lembrar que essasregionalizações são uma criação humana, empreendida por pesquisadores ou por pessoas que habitam o lugar. Mas há algumas dificuldades para regionalizar, já que o mundo não é homogêneo e sofre constantes transformações.

O mundo esta dividido

O mundo está dividido! De um lado temos a sociedade desenvolvida e civilizada; de outro, temos pessoas sem expectativas e esquecidas pelo mundodesenvolvido. Em verdade, temos essa situação desde que o capital tornou-se o bem mais precioso do planeta.
Mais uma vez, assistimos ao vivo a um ato de covardia contra pessoas inocentes que estavam a caminho do trabalho. O mais triste é que tanto os autores quanto as vítimas do atentado não sabem o que está havendo.
Temos um mundo injusto desenhado! Alguns têm muito e outros têm muito pouco. Algunspaíses possuem força para impor suas vontades, mas outros têm como única saída obedecer para não ficarem isolados e perderem a influência que ainda possuem.
De alguns anos para cá, a forma que os oprimidos encontraram para expressar a mensagem é a mais covarde possível, cometendo atos violentos contra inocentes, contra a...
tracking img