Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios Propostos

1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

Os mercantilista tinham uma certa preocupação em acumular bens, por isso o governoconsiderava que o pais seria mais forte e poderoso pela acumulação de bens ou seja quanto mais acumulava mais poderoso era. Já para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos através de recursosoferecidos pela natureza, com ajuda de atividades como lavouras, pesca entre outras atividades.

2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

Adam Smithfoi o mais destacado, pelo fato de ser o precursor da teoria econômica, ele defendia que o Estado deveria ser mais restrito a proteção da sociedade. Suas principais ideias foram à mão invisível, paraobter o maior bem estar econômico, o trabalho como causa para enriquecer as nações, a (laissez faire) uma iniciativa livre do mercado, especialização do trabalho para aumentar a produtividade, omercado pode exercer sua função livre do estado.

3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi o seu autor?

A teoria das vantagens comparativas fala que o comercio entre dois paísespode ser um beneficio, pois o que importa é a produtividade, independente se alguma das nações é mais produtiva que a outra, pois cada nação pode se especializar no que é melhor para aquela determinadaregião e serem feitas as trocas de comercialização. Seu autor foi David Ricardo.

4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
No principioKeynesiano o nível de produção nacional de uma economia é determinada pela demanda agregada ou efetiva sob a regulação do Estado dos fluxos real e monetário da economia. Na lei de Say a oferta cria a suaprópria procura ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.

5) Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas,...
tracking img