Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Alexsander Alves de Araujo







O Planejamento FINANCEIRO EM UMA Pequena Empresa









Taubaté – SP

2007
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Alexsander Alves de Araujo





O Planejamento FINANCEIRO EM UMA Pequena Empresa

Projeto de monografia apresentado para obtenção do Certificado de Especialização em MBA –Gerencia Financeira e Controladoria do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Taubaté.
Orientadora: Profª. Drª Rose Lima de Morais Campos.













Taubaté – SP

2007

RESUMO

NO MUNDO GLOBALIZADO A BUSCA PELA EFICIÊNCIA TORNOU-SE UMA PRIORIDADE, NÃO SÓ PARA AS EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DEPRESTADOÇÃOS DE SERVIÇO, SEJA PEQUENA MEDIA OU GRANDE PORTE, SE VÊEM CADA VEZ MAIS NUM MERCADO COMPETITIVO E DE GRANDE CONCORRÊNCIA. NESTE CENÁRIO O PLANEJAMENTO FINANCEIRO MOSTRA-SE UMA PRIORIDADE PARA A SOBREVIVÊNCIA DESSAS EMPRESAS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO É EFETUADO O PLANEJAMENTO FINANCEIRO, VISANDO A TOMADA DE DECISÕES DE DESENVOLVIMENTO E CONTROLE DE RECURSOSFINANCEIROS, EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PEQUENO PORTE LOCALIZADA NA CIDADE DE TAUBATÉ-SP. PARA TANTO, SERÃO EFETUADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, BEM COMO UM ESTUDO DE CASO NA REFERIDA EMPRESA.
Palavras-chave: Planejamento Financeiro. Pequena Empresa. Globalização.

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 5
1.1.PROBLEMA.................................................................................................13
1.2 OBJETIVOS 6
1.2.1 Objetivo Geral 6
1.2.2 Objetivos Específicos 6
1.3 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 6
1.4 RELEVÂNCIA DO ESTUDO 7
1.5 ORGANIZAÇÃO DO PROJETO 7
2 REVISÃO DA LITERATURA 8
3 MÉTODO 10
4 RESULTADOS ESPERADOS........................................................................10
5-CRONOGRAMA............................................................................................18
6- ORÇAMENTO...............................................................................................18
REFERÊNCIAS 12



1 INTRODUÇÃO

No Sistema atual da economia globalizada, em que a competitividade é cada vez maior e o espaço para a ineficiência empresarial para as pequenas empresas e menor, faz necessário um envolvimento expressivo aoredor de técnicas avançadas ao desenvolvimento financeiro.
Torna-se cada vez mais necessária uma administração formal, profissional, dinâmica e flexível a fim de garantir sua sobrevivência e sucesso. Para tanto, é imprescindível um sistema de informações gerenciais contínuo, atualizado e confiável, que envolva toda a organização e que possibilite bases sólidas para responder aos desafiosconstantemente propostos pelo mercado, evitando que as tomadas de decisão dos administradores financeiros comprometam a saúde econômica e financeira de suas empresas.
As constantes transformações e dinâmicas relacionais da sociedades de mercados exigem novas técnicas afim de compreender e de vivenciar as transformações nas várias formas de gestão empresariais.
Desse modo, mudanças profundas àadministração empresarial e a crise dos modelos de gestão tradicional, organizados sob moldes familiares e dependentes da intuição dos gestores, multiplicaram os desafios uma gestão mais racionalizada e produzir um conjunto de questões que precisam ser trabalhadas, unindo elaboração teórica e prática.
Partindo deste contexto global este estudo busca demonstrar aos leitores a importância de uma gestãofinanceira eficiente para empresa, por meio de uma pesquisa bibliografia e documental, para implantação do planejamento financeiro à pequena empresa prestadora de serviços, esboçando um estudo de caso.

1.1 PROBLEMA
Segundo Lakatos e Marconi (2002, p.27), “Problema é uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução”....
tracking img