Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
M&M

Data de entrega: 21-01-2013
Disciplina: Economia A
Trabalho realizado por:
Ana Filipa Nº3 10ºG
João Sousa Nº19 10ºG
2012/2013

Índice

1- Introdução

2- Desenvolvimento
2.1- Contexto Histórico
2.2- Apresentação do Produto M&M
2.3- Características dos M&Mcomo um “bem”
2.4- Descrição ciclo produtivo
2.5- Fatores de produção e forças de trabalho
2.6- Dados estatísticos e impacto social e económico dos M&M em Portugal

3 – Conclusão

4 - Bibliografia

Introdução

O presente trabalho enquadra-se na avaliação do 2º período da disciplina de Economia A do 10º de escolaridade. Foi-nos solicitado pela Professora que, com basenum produto à nossa escolha, descrevêssemos o seu ciclo produtivo, identificássemos os factores produtivos do mesmo e que apresentássemos dados estatísticos e outras informações, nomeadamente, sobre os principais mercados, volumes de produção, significado económico para Portugal, entre outros.
A escolha do nosso grupo foi os M&M. Trata-se de um tipo de guloseima (essencialmente à base dechocolate) que, apesar de já existir à várias décadas, têm-se mantido como um produto com vendas muito significativas, na área das guloseimas/chocolates. Chamou-nos à atenção o facto de não ser, apenas, mais um produto que apareceu como uma moda e desapareceu. Aliás tem sido um produto que se tem adaptado aos “tempos“, sendo conhecido por diferentes gerações (os nossos avós e país ainda hoje se lembram,com “saudade”, dos M&M e sempre que aparece lá por casa não resistem a comer). Por outro lado é um produto que existe em vários países do mundo e que fez e continua a fazer “maravilhas” a milhares de crianças, jovens e adultos.
Iniciamos este trabalho dando uma breve introdução histórica do produto e da sua origem, situando-o enquanto um “bem”. Em seguida descrevemos o ciclo produtivo eidentificamos os fatores produtivos e as forças de trabalho que lhe são característicos. Antes de concluirmos o trabalho apresentamos algumas informações sobre os dados estatísticos e o impacto social e económico dos M&M em Portugal. No final apresentamos as principais conclusões que extraímos da realização deste trabalho.

Contexto histórico

A empresa Mars Incorporated formou-se em 1911, por ForrestMars e Bruce Murrie, nos Estados Unidos da América (EUA).
Começou por ser uma empresa familiar mas, atualmente, é uma empresa de dimensão internacional e está presente em mais de 100 países. Neste momento integra seis segmentos de negócios, incluindo chocolates, comida para animais de estimação, pastilhas e confeitaria, certos alimentos e bebidas.
Apesar de formalmente ter sido constituída em1911, a ideia dos M&M ocorreu algum tempo antes. Durante uma viagem a Espanha, o comerciante Forrest Edward Mars, encontrou alguns soldados que estavam a comer pedaços de chocolate cobertos em cascas rígidas açucaradas o que, reparou ele, evitava que os mesmos se derretessem. Inspirado por essa ideia, quando regressou aos EUA foi para a sua cozinha e inventou a receita exclusiva para os, hoje,famosos M&M’s.

Os seus chocolates foram vendidos ao público pela primeira vez em 1914.

A sede da empresa Mars Incorporated é em McLean, no Estado da Virginia. A marca M&M pertence á empresa Mars Incorporated. Tratasse de uma empresa de capital fechado (não tem acções na bolsa). O atual presidente da empresa é Paul Michaels. Estima-se que a facturação anual da M&M seja de 3.3 mil milhões US(dados referentes a 2010). No entanto não foram encontrados dados relativos aos lucros da empresa. Em 2012 a comercialização de M&M estava espalhada por todo o mundo, estando presente em mais de 100 países.

A população-alvo (clientes-alvo) são os adultos (principalmente pais de crianças e ou adolescentes) e os adolescentes. Em termos de empresas concorrentes encontram-se a Nestlé, a Smarties, a...
tracking img