Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 2º SEMESTRE
PROFESSOR: Ms. Mônica Satolani

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Teoria da Administração


DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Teoria da Administração

Trabalho apresentado com objetivo de obter a nota do 2º semestre da cadeira de Teoria da Administração apresentado a professora Mônica Satolani.

SUMÁRIOINTRODUÇÃO.............................................................. 04
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO, OS PRIMÓRDIOS
DA ADMINISTRAÇÃO E ABORDAGEM CLÁSSICA
DA ADMINISTRAÇÃO................................................... 05
CONSIDERAÇÕES DA PRIMEIRA ETAPA.................. 07
ABORDAGENS HUMANISTICA, NEOCLÁSSICA, E
ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO........................... 08
CONSIDERAÇÕES DA SEGUNDA ETAPA................. 10ABORDAGENS COMPORTAMENTAL E SISTÊMICA
DA ADMINISTRAÇÃO.................................................. 11
ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO.... 14
ABORDAGENS SISTÊMICA E CONTIGENCIAL DA
ADMINISTRAÇÃO, NOVAS ABORDAGENS DA TGA 18
CONCLUSÃO FINAL.................................................... 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................. 20

INTRODUÇÃO

A partirdo momento em que o ser humano aprende a reunir forças, idéias e experiencias, e passou a trabalhar em conjunto, a teoria da administração se tornou imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações.
Na visão de chiavenatto (2000) a Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa.
A abordagem clássicase divide em Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor e Teorias Clássicas com o europeu Henry Fayol. A sua origem está na consequencia gerada pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, são muitas as contribuições e inovações da administração científica na transformação da sociedade nos tempos contemporâneos.Na História daRiqueza do Homem Leo Huberman observa que a formação da riqueza ao longo da história ocorreu por diversas influências sócio-econômicas.
Adiante trataremo e relataremos todas essas estruturas como por exemplo o planejamento, a organização, a estruturação, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem dentro de uma organização a fim de alcançarseus principais objetivos.
Também descreveremos as razões que fizeram surgir as características da Abordagem Humanística, a partir das suas duas escolas, a Escola das Relações Humanas ou Teoria das Relações Humanas e a Escola do Comportamento Organizacional ou Teoria Comportamental e ainda há o Desenvolvimento Organizacional que é um desdobramento da abordagem comportamental. A Teoria Neoclássicaque veio como uma reafirmação da Teoria Clássica na estrutura organizacional, com mais objetivos e resultados, pois os clássicos tinham um sistema muito fechado e acabaram sofrendo com a falta de trabalhos experimentais. A Teoria da Burocracia vem para ajudar para melhorar as complexidades na organização. E finalmente surge a Teoria Estruturalista, trazendo uma analise intra-organizacional e umaabordagem de sistema aberto tentando conciliar ideias clássicas com ideias humanísticas.

4
INTRODUÇÃO À TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO, OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO E ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Vamos para Antiguidade e, estudando traços dos povos sumérios, egípcios, babilônicos,hebreus, chineses, gregos, indianos ou romanos, constatamos que as evidências de articulação,cooperação coletiva e coordenaçãosão bastante acentuadas.
A Suméria, por exemplo, é considerada a civilização mais antiga da humanidade, localizando-se ao sul da Mesopotâmia. A estrutura social dos sumérios está organizada em torno das grandes cidades, as quais eram distribuídas arquitetonicamente no entorno das burocracias sacerdotais e dos templos. As terras no entorno das cidades eram...
tracking img