Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O chocolate é um alimento popular que tem conhecido diversas formas de apresentação. Pode ser bebido (chocolate em pó ou achocolatado) com leite, ou em tabletes. Neste caso é apresentado em muitas versões: ao leite (em Portugal diz-se chocolate de leite), branco, amargo, com amendoim, amêndoa ou avelã, com ou sem recheio, etc., variando em função do acréscimo em partes diferentes deseus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.
1. CHOCOLATE – UM NOVO CICLO ECONÔMICO NO BRASIL
Venda de chocolate cresceu 11% em 2011
SÃO PAULO – A indústria de chocolates no Brasil vendeu 390 mil toneladas no ano passado, o que representa um crescimento de 11% sobre 2010. O índice, no entanto, é inferior à alta verificada em 2010,16%, o que demonstra a desaceleração do consumo no país.
Segundo Ubiracy Fonseca, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim e Derivados (Abicab), apesar da retratação, a expectativa é que a venda dos fabricantes continue crescendo dois dígitos este ano. “Tivemos um aumento do salário mínimo e a indústria, a julgar pelos próprios lançamentos da Páscoa, estádisposta a oferecer produtos mais acessíveis no consumidor final”, afirmou o executivo.

Fonte: (Daniele Madureira \ Valor)

1.1 DEMANDA POR CHOCOLATE PODE BATER OFERTA NOS PRÓXIMOS OITO ANOS
A demanda por chocolate pode superar a oferta de cacau nos próximos oito anos. Especialistas afirmam que, até 2020, o consumo global deve aumentar em 25%, um total de cinco milhões de toneladasmétricas. “As plantações estão envelhecendo mal e fazendeiros não possuem muitos treinamentos e ferramentas”, declarou Andrew Pederson, gerente global de Mars Chocolates, fabricante de produtos como Twix e M&M’s, para o canal norte americano ABC. Ainda de acordo com a rede, a demanda por chocolate sobe cerca de 3% ao ano, o que corresponde a um aumento anual de quatro milhões de toneladas de cacau. A atualcondição das colheitas é agravada pela fragilidade das árvores, que somente se desenvolvem em ambientes específicos, com as condições corretas de solo e umidade.

Referências: htt://basilico.uol.com.br/3890-artigos-CHOCOLATE-EM-FALTA?-


Fonte: IBOPE
1.2 AMBIENTE ECONÔMICO
Um estudo regular pelo IBOPE (2008) revelou um aumento no consumo de chocolateno Brasil desde 1999. Na época em que o estudo começou a ser realizado no país, 57% da população consumia chocolate, enquanto que em 2007, 67% dos brasileiros afirmam consumir habitualmente os mais variados tipo de chocolate. As mulheres são as maiores consumidoras de chocolate, do total dos consumidores elas representam 56% contra 44% de homens.
A pesquisa afirma que 67% dos consumidores dechocolate (aqueles que consumiram o produto nos últimos 7 dias) consomem 7 ou mais unidades de chocolates por semana e 23% comem entre 6 ou mais unidades de chocolate por semana. Entre os “chocólatras”, ou seja, aqueles que consomem 7 ou mais unidades de chocolate por semana, as mulheres também são a maioria (58%).
Referência: Instituto Brasileiro de opinião pública e estatística IBOPE.

No eixohorizontal do gráfico abaixo, medimos a quantidade consumida de chocolate. A altura de cada coluna indica a utilidade total do consumo de chocolate. A altura do trecho em cinza escuro da coluna indica quanto for acrescentado à utilidade total pela última barra consumida. Observe que, na medida em que aumenta a quantidade consumida, isto é, na medida em que vamos para as colunas mais à direita, otrecho da coluna em cinza escuro é cada vez menos o que indica que a última consumida acrescenta cada vez menos a atividade total.

Figura 1.2.1: Variação da utilidade total de acordo com o consumo.

No gráfico a seguir, é fácil notar que a utilidade total do consumo de uma barra de chocolate é igual à utilidade marginal da primeira barra de chocolate, que a utilidade total do consumo de duas...
tracking img