economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é déficit orçamentário (déficit fiscal) do governo e como ele pode afetar a taxa de juros real e o crescimento de um país?
O déficit orçamentário do governo está diretamente relacionado à administração do dinheiro público, representado pela soma da arrecadação tributária, diminuindo os gastos e os investimentos efetuados pelo governo.
Quando os gastos ocorrem em grande proporção, ouseja, maior que a arrecadação fiscal, o governo pode atuar aplicando políticas contracionistas. Assim, gerando um aumento da carga tributária, cortes orçamentários e diminuição do crédito ofertado as empresas.
Estes fatores econômicos podem gerar grande impacto na economia, como diminuição do poder de compra da população, desaquecimento das expansões das indústrias e diminuição da produtividade,gerando um PIB menor e até um crescimento da taxa de empregabilidade do país.

3 – Em fevereiro de 2003, o então ministro Palocci aumentou a meta de superávit primário pra 4,25% do PIB. Na conversa em que anunciou este aumento, o ministro enfatizou a necessidade do Brasil adquirir credibilidade. Explique o que é superávit primário e porque este aumento reforçou a credibilidade do país.
Osuperávit primário representa o registro financeiro positivo da balança comercial do Brasil, ou seja, as Exportações X Importações, assim a meta era aumentar a receita com produtos comercializados, buscando melhorar a troca com outros países. Deve-se ainda levar em consideração o balanço de serviços e as transferências unilaterais.

4 – O que é uma política fiscal expansionista e uma política fiscalcontracionista?
Política Fiscal Expansionista – são ações praticadas pelo governo federal de ampliação do poder econômico, visando crescimento e disponibilidade de recursos para investimentos em diversas áreas macroeconômicas. Ex.: diminuição dos impostos, aumento do crédito as empresas e ampliação dos gastos do governo.
Política Fiscal Contracionista – são ações efetuadas pelo governo visandoconter estouros nos indicadores financeiros. Ex.: aumento dos impostos, cortes de créditos oferecidos pelo BNDES e corte dos gastos da máquina pública.

5 – O que é uma política monetária expansionista e uma política monetária contracionista?
Política Monetária Expansionista – ações efetuadas pelo Banco Central do Brasil para ampliação da oferta de crédito e de disponibilidade de dinheiro;Política Monetária Contracionista – também praticada pelo BACEN, porém buscando retração da inflação através do aumento da taxa de juros e corte de crédito concedido aos demais bancos.

6) Cite quatro fatores que aumentam a produtividade de um País.
1- Eficiência dos serviços públicos
Ex. Investimento em infraestruturas, leis trabalhistas, regras tributarias.
2 - Investimento tecnológicosnos processos de produção industrial.
Ex. Criação de novas maquinas mais eficientes, gerando maior produtividade diminuindo os custos.
3 – Capital Humano.
Ex. Capacitação técnica da força de trabalho, com aumento médio de estudos dos trabalhadores.
4 – Baixa taxa de Juros.
Ex. Juros baixos estimulam o investimento das empresas emnovas tecnologias e o consumo das famílias. Diminuem os custo das dividas publicas, podendo realizar investimento em infraestruturas, educação e em programas sociais.


7) Explique quais são as três funções da moeda.
A) Meio de troca: Transação comercial entre comprador e vendedor para pagamento de bens e serviços.

B) Unidade de Conta: Fornece um padrão para que as demais mercadoriasexpressem seus valores e sejam cotados no mercado.

C) Reserva de valor: A moeda permite armazenar e conservar os valores para utilização oportuna.


8) O que é imposto Inflacionário.
São os ganhos obtidos pelo governo ao emitir mais dinheiro para financiar seus gastos.

9) Quais os principais mecanismos que o Banco Central tem para o controle da oferta de moeda?
Deposito Compulsório: O...
tracking img