Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia de transição para o trabalho e para indústria

Escola Clássica ou Liberal, liderada por Adam Smith cujos e David Ricardo. Adam Smith é o responsável pelos fundamentos analíticos edoutrinários que se encontram na primeira obra econômica de âmbito geral: A Riqueza das Nações, em uma de suas conclusões essenciais o autor escreve que existe concordância espontânea entre o interessegeral e os interesses individuais. A liberdade de todos os comportamentos econômicos (do consumidor, do produtor) assegura, em sua opinião, a maior e a melhor produção possível ao menor custoestabelecendo que a verdadeira fonte da riqueza é o trabalho. Contendo ainda os princípios da propriedade privada e liberdade de empresa, contrato e câmbio. Ao governo compete patrocinar a defesa nacional,garantir a livre concorrência entre as empresas e a proteção à propriedade privada. A iniciativa individual deve ser incentivada.
Nesse processo, todos os participantes ganhariam, beneficiando-se doaumento da produtividade. Smith conclui, então, pela remoção de todas as barreiras ao comércio interno e externo. A politica livre-cambista deveria ser posta em prática, já que só ela conduziria aodesenvolvimento das forças produtivas. O padrão mercantilista e regulamentação estatal e controle passa a ser contestado.
A politica econômica devia ser medida por seus efeitos sobre o processo deriqueza e por suas conseqüências sobre a acumulação de capital e especialização do trabalho. A verdadeira fonte de riqueza de um país é seu trabalho, que só pode ser aumentado pelo aumento do produto soba forma de capital.
Essas proposições seriam endossadas por Ricardo, que colocou o trabalho como determinante do valor de troca. O valor de determinada mercadoria seria dado pela quantidade detrabalho empregada para produzi-la. O trabalho seria, portanto, fonte de todo o valor. Em sua análise, Ricardo localiza uma contradição entre o valor da troca e o preço relativo das mercadorias, que...
tracking img