Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UEM – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ



CURSO DE ECONOMIA

DISCIPLINA: PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO

TURMA: 1º ANO


MATERIAL COMPLEMENTAR SOBRE ADMINISTRAÇÃO (Notas de aula do professor) – Obs.: Não substitui o estudo pelos livros de referência


Prof. Fábio da Silva Rodrigues


INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO


1. “Desde os primórdios, até hoje em dia...”


Como diz aquelamúsica dos Titãs: “Desde os primórdios até hoje em dia, o homem ainda faz o que o macaco fazia [...]”. A relação do homem contemporâneo como o homem primitivo é muito significativa; têm traços muito marcantes, grandes similaridades, semelhanças.

As pessoas daquela sociedade primitiva procuravam reunir-se em grupos e bandos, para sua proteção, tanto das feras, quanto de seus inimigos, do frio,chuva, temporais e demais intempéries da natureza; Dessa forma, procuravam em primeiro lugar, resguardarem suas vidas e de seus semelhantes.

O homem primitivo, quando buscou ter uma família, mesmo que naqueles tempos fizesse uso de métodos mais adequados à sua época (por exemplo, trazer a sua “escolhida” presa pelos cabelos), já pensava que deveria buscar associar-se, agrupar-se, estar em umpequeno grupo social.

O homem é um ser eminentemente social! Não importa, em que época, em que período da história, o homem sempre teve a tendência de em algum momento de sua existência, buscar viver em grupos sociais, pequenas células da sociedade, como família, trabalho, religião, partidos políticos, grupos idealistas e filosóficos, ou de assistência aos necessitados, defesa da natureza, etc.

Seprestarmos atenção aos fatos de nossa vida, podemos perceber que desde sempre, participamos de algum grupo social: na barriga de nossa mãe, nós dois (nós e nossa mãe) já constituímos uma pequena “sociedade”; na nossa família, no nosso trabalho, na igreja, na escola, na faculdade, no time de futebol, no grupo de amigos. Em todos esses ambientes e grupos, o homem (eu e você) nos relacionamos comooutras pessoas.

Atualmente, em nossa sociedade, existem diversos tipos de grupos sociais, como os observados acima. Esses grupos sociais, agrupamento de pessoas que podemos aqui chamar de organizações, podem ter diversas intenções e objetivos sociais. Algumas podem possuir fins lucrativos, como as empresas do comércio, do ramo de serviços, indústrias, bem como outras podem ser organizações semfins lucrativos, como sindicatos, federações, associações, ONG’s em defesa dos animais, da Amazônia, dos direitos da criança, entre outras, que não possuem fins de lucro, não visam lucro.

Como sabemos, toda convivência em grupos sociais, como os exemplos acima citados é cercada de fatos positivos e negativos ao longo de seus dias. O relacionamento entre pessoas, nos mais diversos níveis:família, faculdade, trabalho, namoro, igreja, pode estar sujeito a intempéries, problemas, conflitos, como bem sabemos. A administração desses conflitos, que convencionamos chamar de problemas, é uma das grandes virtudes, missões e desafios do administrador contemporâneo.

E o que podemos compreender a partir destes fatos apresentados?


Podemos compreender que, considerando o modelo social,produtivo e econômico vigente, da forma como conhecemos, as pessoas não vivem sem que façam parte de uma organização, de uma sociedade, bem como as organizações não tem razão de ser, sem as pessoas, já que o ser humano, suas idéias, suas visões de mundo, suas crenças, objetivos, filosofias e crenças, associado às relações desse com o meio que vive, configuram uma organização.




2. E o que são asorganizações?


Uma organização é o produto da combinação de esforços individuais, visando à realização de propósitos coletivos. Por meio de uma organização, é possível perseguir ou alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. São exemplos de organizações: uma grande empresa, uma pequena oficina, um laboratório ou um sindicato. Vejamos a definição de organizações, segundo...
tracking img