Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Economia
Unidade do conteúdo programático: 3 – Microeconomia Básica
1 – Apresente o conceito de mercados e descreva os conceitos de concorrência perfeita; monopólio; oligopólio e; concorrência monopolística.
Mercado: Local abstrato onde ocorrem as transações econômicas. Trata dos movimentos antagônicos da demanda e da oferta. Os tipos de mercado são definidos a partir do numero deagente envolvidos, das formas de comportamento e da natureza do fator de produção ou produto.
Concorrência perfeita: Quando o numero de concorrentes é muito grande, o seu produto é padronizado, não existe controle sobre o preço, remuneração e concorrência, para ingressar nesse mercado não é muito difícil e suas informações são de total transparência.
Existem mais opções para o consumidor.Exemplo: Padarias, pois se o preço do pão esta elevado em um local pode procurar em outra mais barata.
Monopólio: Para esse tipo de produto ou serviço não existe substituto, o controle sobre preços e as remunerações são altas, sua concorrência e extra preço são admissíveis, suas condições de ingresso são impossíveis e suas informações são opacas.
Apenas uma empresa cuidando de um bem ou serviço.Exemplo: Petrobras.
Oligopólio: O produto geralmente é padronizado, mas pode ser diferenciado em alguns casos, o controle sobre preços e remunerações é dificultado, a concorrência e extra preço são extremamente importantes, as condições de ingresso possui consideráveis obstáculos e suas informações possuem certa visibilidade.
Poucas empresas para produzir determinado produto. Exemplo: Carros,existem poucas fabricas no mundo para ofertar diversos modelos.
Concorrência monopolística: O numero de concorrentes desse grupo é grande, o seu produto altamente diferenciado, o controle sobre os preços e remunerações é limitado, sua concorrência e extra preço é decorrente da diferenciação, as condições de ingresso são relativamente fáceis e as informações são geralmente amplas.
Um produto queagrada os consumidores mas apenas uma empresa consegue produzir com excelência as outras são copias. Exemplo: Apple e iphones, algumas empresas como a Samsung ate tentaram fazer mais não possui tecnologia suficiente para produzir com a mesma qualidade.
2 – O que é a Oferta (procura) na microeconomia? E o que é a demanda na microeconomia?
A oferta de determinado produto é determinado pelas váriasquantidades que os produtores estão dispostos e aptos a oferecer no mercado, em função de vários níveis possíveis de preço, em dado período de tempo.
A demanda de determinado produto é determinada pelas varias quantidades que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função dos vários níveis possíveis de preços, em um dado período de tempo.
3 – Descreva o conceito deelasticidade. Qual a diferença entre os conceitos de elasticidade da demanda e o conceito de elasticidade da oferta?
Elasticidade: Reação do impacto que a alteração de uma variável (ex: preço) exerce sobre a outra variável (ex: demanda).
Elasticidade da demanda: Reação das quantidades adquiridas em relação às variações dos preços. A demanda de determinado produto é definida pelas varias quantidades que osconsumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função dos vários níveis possíveis de preços, em um dado período de tempo.

Elasticidade da oferta: Reação das quantidades produzidas em relação às variações do preço. A oferta de determinado produto é definida pelas varias quantidades eu os produtores estão dispostos e aptos a oferecer no mercado, em função de vários níveis possíveis depreço, em dado período de tempo.
4 – Descreva os fatores que impactam a elasticidade e o deslocamento da curva de demanda.
Impactos na elasticidade (Demanda)
Essencialidade: Está ligada ao grau de necessidade do produto. Os produtos de maior essencialidade tendem a ter coeficientes de elasticidade baixos.
Produtos essenciais no dia a dia como arroz e feijão.
Substitubilidade: Na falta de um...
tracking img