Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1
0 em 0,2 pontos

As análises macroeconômicas permitem que os governos definam importantes indicadores como as metas da taxa de juros, da taxa de inflação, das contas do governo, com a finalidade maior de projetar o progresso da economia através do seu crescimento e dos benefícios à sociedade do país. (Ramalho 2004a, p01). Em reportagem de 06/08/2010 do Jornal Valor Econômico oMinistro da Fazenda Guido Mantega disse: “que o Brasil não pode permitir exageros na valorização do Real ante as moedas estrangeiras. Segundo o ministro, a desvalorização das moedas de países desenvolvidos tem trazido uma desvantagem comercial muito grande para o Brasil....”
Leia mais:http://www.valoronline.com.br/?online/geral/20/6420849/brasil-nao-pode-permitir-exageros-na-valorizacao-do-real,-diz-mantega#ixzz0vvq1SO7cAssim é possível afirmar que:I- Quando um país aumenta suas exportações em relação aos anos anteriores ele também está aumentando o seu Produto Interno Bruto (PIB);
II- Quando a taxa de câmbio de um país está valorizada em relação aos outros países, seus produtos e serviços ficarão mais caros, podendo afetar negativamente as vendas externas e assim diminuir o crescimento doPIB;
III- O Produto Nacional Bruto (PNB) representa a produção realizada apenas por empresas nacionais, logo, as importações não afetam o PNB.
Resposta
Resposta Selecionada: b.
Apenas a II e III estão corretas.
Resposta Correta: e.
As alternativas I, II e III estão corretas.
Feedback da resposta:
O PIB de um país representa o valor monetário de todos os bens e serviços finaisproduzidos para o mercado em um período de tempo, normalmente um ano, dentro das fronteiras de um país. Já o PNB representa a produção realizada apenas por nacionais. A diferença entre eles é denominada de Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLE), a qual se divide em Renda enviada ao exterior e renda recebida do exterior.
Taxas de câmbio muito valorizadas ou desvalorizadas afetam os valores dasmercadorias vendidas ou compradas pelos países, sendo uma importante variável na determinação dos níveis de importação e exportação. Quando um país exporta, ele esta produzindo internamente, ou seja, as empresas nacionais estão vendendo seus produtos e serviços para outros países, impactando os indicadores de PIB.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos

A demanda agregada de um país pode ser representadapelo cálculo do PIB uma vez que uma das formas de calculá-lo é por meio das despesas nacionais. Nesse método de cálculo considera-se tudo aquilo que os indivíduos efetuam de gastos no país. Assim, o PIB pode ser medido como sendo a despesa total com a produção final da economia, ou seja, podemos considerar todas as despesas e cada setor para adquirir e produzir os bens e serviços. Considerando afórmula abaixo identifique nas alternativas aquela que apresenta apenas informações corretas sobre as dimensões inseridas na fórmula.
PIB = C + I + G + (X – M)
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Produto Interno Bruto é igual à somatória das dimensões Consumo, Investimento, Gastos do Governo e o saldo entre as exportações e importações de um país.
Resposta Correta: c.
Produto Interno Bruto éigual à somatória das dimensões Consumo, Investimento, Gastos do Governo e o saldo entre as exportações e importações de um país.
Feedback da resposta:
PIB = C + I + G + (X – M)
O PIB pode ser medido como sendo a despesa total com a produção final da economia, ou seja, podemos considerar todas as despesas e cada setor para adquirir e produzir os bens e serviços. O valor monetário total dasdespesas é igual ao valor monetário total da produção. O Total de despesas se divide em:
Despesas das famílias = Consumo (C)
Despesas das empresas = Investimentos (I), que é a despesa com bens de capital utilizados para produzir outros bens e serviços.
Despesas do governo (G)
Exportações líquidas = Exportações (X) menos as importações (M)
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos

Há 3...
tracking img