Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A Economia no Brasil ”nunca na história desse país” como diria o ex-presidente Luís Inácio da Silva, é tão preocupante quanto os dias atuais, mesmo tendo passado pela ditadura e inflações imensuráveis, a preocupação é de grande proporção, pois o perigo não é interno e sim externo. Com a crise formada na Europa e no EUA, que já vinha balançando desde a crise dos imobiliários em2008, o Brasil poderá ser afetado de forma direta, afinal os EUA, país importador de boa parte dos produtos brasileiros e considerado eixo econômico mundial, encontra-se em uma crise político-econômica instável. Entretanto, enquanto os Republicanos e os Democratas negociam interesses, resta ao Brasil, se preparar e fortalecer a Economia Brasileira.

2. CONCEITO DE ECONOMIA
Segundo Paul A. Samuelson(1915-2009), economista Americano, a economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais, a idéia de que os bens sempre são escassos, podendo não atender todas as necessidades e desejos do indivíduo;e de quê a sociedade como um todo deve utilizar seus recursos da melhor maneira possível, maximizando a satisfação e minimizando os desperdícios, podendo assim, chegar num equilíbrio econômico.
Em outras palavras a economia procura responder a três questões básicas, que constituem a três problemas de qualquer organização: o quê, como e para quem:
- O que produzir e em qual quantidade? Quaisprodutos e/ou serviços deverão ser produzidos para satisfazer as necessidades de uma sociedade?
- Como os bens devem ser produzidos? Que tecnologia, métodos e matérias deverão ser utilizados para produzir um determinando produto?
- Para quem esses produtos serão repassados? Quem deverá ganhar mais e quem deverá ganhar menos?


3. PRIMEIROS PRODUTOS QUE FORMARAM A ECONOMIA BRASILEIRA
No antigosistema colonial, o Brasil era usado como colônia de exploração e, a relação entre Brasil e Portugal foi firmada através do “Pacto colonial”, ou seja, o colonialismo, uma das características utilizada na Europa no sistema Mercantilista no século XVIII. Neste pacto a Metrópole (Portugal) fornecia a colônia (Brasil) produtos manufaturados e escravos onde a colônia obrigatoriamente aceitava pelopreço estipulado pela metrópole. Do outro do pacto, cabia a colônia fornecer produtos tropicais e matéria-prima a metrópole que também determinava os preços e condições. E quais produtos movimentaram o Brasil colônia?
O Primeiro foi o pau-brasil, de onde se originou o nome do país, sua casca era utilizada como matéria de corante na Europa. O segundo e talvez o maior produzido em grande escala, era oaçúcar que teve seu ápice entre os séculos XVI e XVII. Sua região predominante era a zona da mata, onde seus principais estados foram São Paulo, Pernambuco e Bahia. Com o declínio da economia açucareira devido às invasões holandesas no Pernambuco, onde aprenderam o cultivo da cana-de-açúcar e aplicaram nas Antilhas se tornando concorrente direto do Brasil, restou à colônia intensificar o seuterceiro produto de expressão, o ouro. Sua exploração deu início no final do século XVII, com isso seu eixo econômico mudou-se para Centro-Sul que compreendia principalmente o estado de Minas Gerais. No século XVIII o Brasil já era o maior responsável pela produção de ouro mundial. Outros produtos, como fumo, algodão e trigo, merecem ser lembrados porque também fizeram parte da economia brasileira noperíodo colonial. Porém todos esses produtos tiveram apoio do maior poder econômico da história desse país, a escravidão. Independentemente do produto a ser extraído sempre haveria a mão de obra escrava, soma-se que 1/3 da população era formada por negros, índios e mestiços. Um verdadeiro motor propulsor econômico.
Na era colonial havia uma moeda, porém não era muito usada, pois esta foi...
tracking img