Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 2 pg 90

A crise de 1929 foi à maior crise de toda a história dos Estados Unidos, que mantinha relações comerciais com diversos países afetando assim a economia mundial, após a guerra os países europeus se reconstruíram e diminuiu drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos EUA, com isso as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques deprodutos e a grande parte dessas empresas possuía ações na Bolsa de Valores de Nova York e ocorreu a desvalorização das ações, com isso seus investidores correram para vender suas ações e muitas empresas faliram e o desemprego atingiu 30% dos trabalhadores. O Brasil também foi afetado pela crise, pois os EUA era o maior comprador de café e com isso a exportação deste produto diminuiu, ocasionando aqueda nos preços e para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo comprou e queimou toneladas do produto, com isso muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial. Outra grande crise iniciou-se no mercado imobiliário americano, onde se espalhou levando a queda e desvalorização em todas as bolsas mundiais, a crise teve origem no excesso de liquidez da economia mundialseguida de um aumento da taxa de juros que passou de 1% para 5,25% gerando inadimplência que fez com que as corretoras imobiliárias endividassem e não pagassem seus próprios títulos entrando uma falência, isso gerou a venda de títulos ocasionando a queda da bolsa de valores, levando a desemprego a 25%. O governo americano poderia ter evitado as crises se tivesse um plano econômico, para controlaros preços e produções das indústrias e das fazendas, com isso ele teria o controle da inflação e evitaria a formação de estoques e alta excessiva de juros.

Tema 3 – Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado – A teoria microeconômica e os conceitos básicos de demanda e oferta e apêndice
Questão 9 – página 99
Os impostos podem ser divididos em Impostos Indiretos que são impostos incidentessobre a renda e o patrimônio. Impostos Indiretos que são incidentes sobre o consumo ou sobre as vendas. Impostos Específicos que são impostos fixos a qualquer que seja o valor da unidade vendida e Impostos Ad Valorem que é um percentual aplicado sobre o valor da renda.

Tema 4 – Produção e Custos – Princípios Fundamentais para uma análise dos preços e do emprego dos fatores na economia
Questão 8– página 106
Uma empresa maximizará seu lucro num nível de produção tal que a receita marginal da última unidade produzida seja igual ao custo marginal dessa última unidade produzida, o lucro será maximizado se o custo de produção adicional for crescente e maior que receita marginal, pois um aumento na produção provocaria uma diminuição do lucro.

Tema 5 – Estruturas de Mercado – Asdiversas formas de estrutura de mercado, estruturas dos fatores de produção
Questão 06 – página 111
No monopólio existe um único empresário ou uma empresa que domina o mercado, não há concorrência e nem produto substituto, com isso a empresa determina o preço de equilíbrio de acordo com a sua capacidade de produção, sendo assim a curva da demanda de empresa é a própria curva da demanda do mercadocomo um todo e possui barreiras que impedem as novas firmas no mercado. No oligopólio são um pequeno numero de empresas que dominam a oferta de mercado, os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis, onde empresas líderes fixam o preço respeitando as estruturas de custos das demais.

Tema 6 – Introdução à Macroeconomia
Questão 02 – página 116
A política macroeconômicatem como objetivo o alto nível de emprego que a partir de 1930 permitiu um aprofundamento da análise macroeconômica fornecendo aos governantes os instrumentos necessários para que a economia recuperasse seu nível de emprego potencial ao longo do tempo, tem também como objetivo a estabilidade de preços que é o aumento contínuo e generalizado do nível geral de preços acarretando distorções sobre a...
tracking img