Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Visão Global da Macroeconomia 2
Visão histórica 2
Definição 6
Conceitos e objectivos macroeconómicos 7
Produção: 7
Emprego: 8
Estabilidade de Preços: 9
Comércio internacional: 10
Instrumentos de política económica 12
Política fiscal: 12
Política de Rendas: 12
Política Económica Internacional: 12
Política monetária: 12
A política macroeconómicaexige uma escolha entre objectivos concorrenciais 14
Conclusão: 17
Bibliografia: 17
Anexos: 18

Introdução

A Macroeconomia é nos dias de hoje um dos grandes pilares da sociedade. Os estudos macroeconómicos têm na actualidade uma grande importância a nível económico e político. Cada vez mais os governos estão dependentes do sucesso da política económica.
Pretende-se com este trabalhoperceber melhor a importância que a macroeconomia tem na actualidade, tentar explicar a sua evolução, área de actuação (politicas de actuação) e os seus objectivos de uma forma geral e teórica não esquecendo no entanto que a macroeconomia é sobretudo uma ciência económica que necessita de dados concretos para análise.

Visão Global da Macroeconomia
Visão histórica
Quase que invariavelmente,todas as áreas modernas do conhecimento tiveram lume na Grécia antiga. Como não haveria de ser diferente das restantes áreas de conhecimento, a economia ou melhor, o pensamento económico também tem as suas primeiras origens na Grécia, especificamente no que Aristoteles chamou de “oikosnomos”, que mais tarde se traduziu por economia. Platão também produziu esboços económicos, no entanto, para Platãoa economia era participe da filosofia, como todas as demais áreas do conhecimento.
Embora o pensamento filosófico grego tenha discorrido primariamente sobre a economia, esta só vem tomar corpo quando surge a teorização sistemática económica publicada na obra “A Riqueza Das Nações” por Adam Smith, em 1776. Como pré-concebido, até esta data a economia era parte integrante da Filosofia Social,Moral e da Ética, sendo que Smith é quem lhe dá status de Ciência Individual.
Ainda no século XVI, nasce a primeira escola económica, denominada como mercantilista. O mercantilismo é marcado por um processo de alargamento dos mercados consumidores e, principalmente dos produtores de matéria prima, bem como pela revolução comercial, pela centralização do comercio como actividade económica e peloprotecionismo e intervenção estatal na economia. Evidentemente, as práticas económicas neste período histórico só possuíam um viés, o de acumulo de lucros, o enriquecimento. Esse apego descomedido a lucratividade criou a principal critica a esta corrente de pensamento. A produção de riqueza nesta fase económica, é individualista e regional.
Após o mercantilismo, a fisiocracia nasce em França, já porvolta do século XVIII, elaborando essa escola do pensamento económico, importantes trabalhos sobre o tema. Fisiocracia traduz-se por
governo da natureza. Para os fisiocratas, a riqueza consistia nos bens produzidos a partir da natureza. No entanto esta linha de pensamento que surgiu como oposição ao mercantilismo teve pouco impacto, caindo rapidamente no esquecimento. No entanto esta escolapossibilitou novas tendências económicas, dai ser citada dada a sua importância, ao menos, cientifica, se é que na prática não exerceu mais influencia.
Estas duas escolas de pensamento económico, juntas das lições de David Ricardo, Jean Baptiste Say, Thomas Malthus e Jonh Stuart Mill, formalizaram o pensamento clássico da economia como ciência, todos partindo das linhas de Adam Smith (1776),nasce assim a Teoria Clássica. Os seus conceitos giram em torno de que os mercados tendem a encontrar um equilíbrio económico a longo prazo-Mercado Ideal, mostram apenas interesse nas situações de equilíbrio (Estáticas) e no pleno emprego. Até ao inicio do século XX, acreditava-se que a economia se corrigia automaticamente: havendo desemprego, os salários desceriam, as empresas iriam procurar mais...
tracking img