Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. O preço e a quantidade, entretanto, dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa. (WAGNER, 2007).
Na análise dasestruturas de mercado avaliam-se os efeitos da oferta e da demanda, tanto no mercado de bens e serviços quanto no mercado de fatores de produção. As estruturas do mercado de bens e serviços são as relacionadas na tabela 1 disposta abaixo: (WAGNER, 2007).
Estruturas de Mercado Número de Empresas
Diferenciação do Produto
Condições de
Entrada e Saída
Controle sobre o Preço Exemplo
Monopólio Só há umaempresa Produto Único Bloqueada Forte Petrobrás
Oligopólio Poucas
Diferenciado ou
Padronizado
Difícil Considerável
Ford, Fiat, Chevrolet, Volkswagen
Concorrência
Monopolística
Considerável Produto
Diferenciado
Relativamente
Fácil Leve Restaurantes
Concorrência
Perfeita
Muitas Produtos
Padronizados
Fácil Nenhum Não existe na prática
Tabela 1. Comparação das Estruturas de Mercado –Fonte Prof. Roberto Machado Wagner
Há de se destacar que no estudo microeconômico é analisado as imperfeições observadas no mercado, onde é possível observar algumas situações em que os preços são determinados através de distorções provocadas em mercados distintos, tais como: monopólios, oligopólios, concorrência monopolista e concorrência perfeita. (KUPFER, 2002).
As várias formas ou estruturasde mercado dependem fundamentalmente de três características: (KUPFER, 2002).
• O número de empresas que compõem esse mercado.
• O tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados).
• Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
2. MONOPÓLIO
2.1 Definição e Causas do monopólio
Monopólio é uma condição de mercado caracterizada pelo controle,por um só produtor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores. Estes usuários e consumidores não possuem alternativas senão comprar do monopolista. Isso faz com que o monopolista opere sempre com lucros extraordinários. O preço cobrado pelo monopolista será sempre maior do que em competição perfeita e a quantidade vendida sempre menor. (KUPFER, 2002).As causas da existência do monopólio são várias, algumas políticas, outras econômicas e outras técnicas. As principais causas apontadas pela teoria econômica neoclássica são: (KUPFER, 2002).
• Propriedade exclusiva de matérias-primas ou de técnicas de produção;
• Patentes sobre produtos ou processos de produção;
• Licença governamental ou imposição de barreiras comerciais para excluircompetidores, especialmente estrangeiros;
• O caso do monopólio natural quando o mercado não suporta mais do que uma única empresa, pois a tecnologia de produção impõe que a operação eficiente tenha economias de escala substanciais.
2.2 Vantagens e desvantagens do monopólio
Os argumentos favoráveis aos monopólios concentram-se principalmente nas vantagens da produção em grande escala, como a elevaçãode rendimento propiciado pelas inovações tecnológicas e a redução dos custos. Também se afirma que os monopólios podem racionalizar as atividades econômicas, eliminar os excessos de capacidade e evitar a concorrência desleal. Outra das vantagens que lhes são atribuídas é a garantia de um determinado grau de segurança no futuro, o que torna possível o planejamento a longo prazo e introduz maiorracionalidade nas decisões sobre investimentos. (VASCONCELLOS, 2004)
Os argumentos contrários estão centrados no fato de que o monopólio, graças a seu poder sobre o mercado, prejudica o consumidor ao restringir a produção e a variedade, e ao obrigá-lo a pagar preços arbitrariamente fixados pelo monopolista. Também se assinala que a ausência de concorrência pode incidir negativamente sobre a redução...
tracking img