Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIÃO DO PANTANAL UNIDERP INTERATIVA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

PORTO ALEGRE
2010
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIÃODO PANTANAL UNIDERP INTERATIVA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Aula-tema: O mercado sob Concorrência Perfeita e Monopolista.

PORTO ALEGRE
2010

INTRODUÇÃO

O mercado permanece, por tradição, comoum lugar definido para o encontro de produtores e consumidores. O conceito de mercado não se refere aos locais onde as transações dos bens e serviços ocorrem, mas às forças que definem a oferta e aprocura correspondentes. Concorrência é a disputa entre produtores de um mesmo bem ou serviço com vistas a angariar a maior parcela do mercado possível. A tendência natural de todo comerciante émaximizar seu lucro; e a de todo comprador é buscar o menor preço possível. Dessa relação, e das diversas situações que ela enseja, provêm os diversos tipos de mercado que podem ser agrupados em trêscategorias principais: concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.

Concorrência Perfeita: Corresponde a uma situação limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente parainfluenciar o preço de mercado . É um mercado "atomizado", pois é composto de um número expressivo de empresas, como se fossem átomos. Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo acorrelação entre oferta e procura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados.
Monopólio: O monopólio é uma situação em que há uma concorrência imperfeita, onde uma empresapossui vantagens suficientes que a permite controlar os preços de certos produtos ou serviços. Este modelo leva a que seja quase impossível entrarem novas empresas concorrentes no mercado, pelaexistência de barreiras à entrada.


Oligopólios: O oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado....
tracking img