Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel do setor público no desenvolvimento econômico de um país.

RESUMO

1 INTRODUÇÃO

É praticamente impossível, nos dias de hoje, procurar entender o funcionamento da economia sem considerar o papel do setor público nesse contexto. O setor público é fundamental na organização do sistema econômico. Portanto, torna-se necessário compreender algumas questões relativas à sua dinâmica.Assim sendo, o Papel do setor Público no desenvolvimento Econômico de um País, abrange vários temas que estamos acostumados a ouvir em debates em salas de aulas, jornais e revistas e entre outros. Como por exemplo, Politica Econômica, Mercado, Emprego no setor publico e Gastos Públicos.
Dessa forma pretendo apresentar e passar um poucos mais de conhecimentos do valor e importância que o poderpublico tem sobre o desenvolvimento econômico de um País.

2 INTERVENÇÃO GOVERNAMENTAL.

É comum ouvir a tese de que o setor privado é mais eficiente do que o governo, que uma economia em que as empresas operam mais livremente funciona com maior eficiência do que uma economia onde ocorre uma forte atuação governamental. Como defender a participação do governo numa determinada economia diante dadefesa do Estado mínimo, que influencia boa parte da sociedade em quase todos os países?
A regulação econômica está intrinsecamente ligada à ação do Estado na economia que tem por finalidade limitar os graus de liberdade dos agentes econômicos no seu processo de tomada de decisões. A regulação econômica está intrinsecamente ligada à ação do Estado na economia. Quando se fala em regulação econômica,vem à tona a necessidade da intervenção do Estado na economia.
O Estado torna-se elemento fundamental na análise, quando se quer estudar a problemática da regulação econômica. Torna-se também o elo principal na modelação da relação, e influencia o sentido, a direção e o próprio conteúdo que dá substância a esse conjunto de preocupações.
Considerando a Economia como a ciência das relações deprodução dentro de condições historicamente determinadas, a não inclusão do Estado como tema da economia se evidencia como uma omissão injustificável.
É importante saber que a própria gênese do capitalismo, na fase de acumulação primitiva, está relacionada a uma forma de Estado, e à medida que a indústria nascente foi se desenvolvendo, o Estado Abso-lutista* e as classes que o garantiam abriramcaminhos para o Estado liberal, cuja entrada em cena foi correspondida por mudanças na forma de funcionamento dos princípios econômicos.
No transcorrer da evolução do capitalismo, o Estado acompanhou de maneira ordenada a própria maturação do sistema. O Estado existente no capitalismo competitivo, que foi dominante no século XIX, se desenvolveu, passando do Estado liberal do capitalismo competitivo parao Estado regulador e autoritário do capitalismo de Estado. O caráter da influência exercida pelo Estado na economia muda, portanto, conforme a fase histórica.
É importante esclarecer para você a influência que tem o Estado no desempenho da economia, através das principais doutrinas econômicas. Tal esclarecimento procede, tendo em vista o grau de relacionamento que teve e tem o Estado, emmomentos de crise, com os principais setores da economia.
*Absolutismo – doutrina política que prega a concentração de todos os poderes na autoridade máxima. Originou- se da necessidade de implantar o Estado-nação e da crise do feudalismo. Fonte: Lacombe (2004).

3 POLÍTICAS ECONÔMICAS.

Entendem-se como políticas econômica, as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos,buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos.
É papel do governo zelar pelos interesses e pelo bem-estar da comunidade em geral. Para esta finalidade, o setor público, enquanto um agente econômico de peso dentro do sistema, procura atuar sobre determinadas variáveis e através destas alcançar determinados fins tidos como positivos para a população.
A exemplo do que foi comentado, é...
tracking img