Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS







ECONOMIA



Souza RA: 12991
R Borges RA: 55311
Rodrigo RA: 53009




Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Economia”, sob a orientação do professor-tutor à distância Claudia RPiccoi de Marcos.










Taguatinga - DF
20 de Setembro de 2012

O varejo brasileiro vem num processo de profissionalização e que começa a fazer jus ao porte desse mercado. Passados os anos de ajuste inicial pós-Plano real, o período de 2000 a 2007 oferece dados mais apropriados para desenvolver-se um estudo da dinâmica das vendas de varejo no Brasil. Este trabalho procura dá umacontribuição adicional, com uma análise sobre as relações entre o consumo, mais notadamente as vendas de varejo e o seu comportamento em relação à renda do trabalho assalariado, características sazonais, juros e condições de crédito ao consumidor da economia brasileira. O ponto de partida utilizado é o da Teoria do mercado de Consumo, desenvolvida na intersecção dos campos da macro e microeconomia. Apartir de um conjunto de perguntas direcionadoras sobre o comportamento agregado das vendas no varejo, são propostas cinco hipóteses a respeito da relação entre as vendas do varejo e a renda do consumidor, a reação das vendas a inovações no ambiente de crédito para o consumidor, comportamento das vendas em relação a juros, sazonalidade (ou seja, é um evento que ocorre em um determinado período doano), prazo de pagamento e um indicador de alavancagem que relaciona volume de crédito e renda do consumidor. São desenvolvidos e testados modelos econométricos de séries temporais em sistemas de uma equação, equações simultâneas, inclusão de termos auto-regressivos e variáveis defasadas. As séries de índices de dados de vendas do varejo, renda do trabalho e condições de crédito são formadas apartir de séries disponibilizadas pelo IPEADATA. Os resultados apontam para uma relação de longo prazo entre as vendas do varejo e o rendimento do trabalho assalariado, confirmam a forte sazonalidade do quarto trimestre e Natal sobre o ano todo. Apontam também para um consumidor sensível a juros, prazo e, em menor grau, à alavancagem de crédito. Uma análise da função de resposta a impulso indica umtempo de reação das vendas de aproximadamente cinco meses para juros e alavancagem e tendência à estabilização numa posição inferior ao patamar anterior ao choque.

• Gráficos para melhor análise e compreensão

O gráfico abaixo mostra a evolução do serviço de telefonia móvel no Brasil (em milhares) entre os anos de 1995 e 2005, ou seja, a quantidade de vendas.
[pic]
Enquanto esse mostra amesma evolução, só que em milhões, Podemos observar que é uma evolução bem progressiva, chegando em certo ponto a ser até uma evolução de forma exponencial, e isso não irá parar por ai nos próximos anos esses números tendem a continuar nesse aumento progresso.


[pic]

Nesse momento selecionamos alguns ramos de atividades que gostaríamos de escolher para trabalhar e que estão em grandeexpansão no mercado. Portanto, serão levados em consideração alguns pontos como viabilidade do ramo em determinado setor da economia, situação da demanda de mercado para aquele determinado bem ou serviço, se há algum incentivo fiscal ou econômico do Governo.
Podemos listar como ramo de atividade que está em alta no mercado brasileiro a prestação de serviços às empresas, que vem crescendoconsideravelmente nos últimos anos. Ressaltamos a área das Ciências Contábeis e Administração, que tem papel importante para orientação das empresas. Outro ramo de atividade é a cerca do tema Sustentabilidade. Está cada vez mais evidente que não se pode falar em crescimento, em novos negócios e não se falar em sustentabilidade. Negócios como a reciclagem de lixo civil, reciclagem de material de informática...
tracking img