Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de Economia – Cap. 11


1. O mercado é uma forma de intercâmbio na qual se realizam compras e vendas de bens e serviços, pondo em contato compradores e vendedores. Podemos classificaro mercado das seguintes formas: Oligopólio, monopólio e concorrência perfeita.

2. O mercado de concorrência perfeita é o mercado que possui muitos compradores ante muitos vendedores, e ooligopolista é aquele que possui um número reduzido de vendedores ante um número grande de compradores, essa é diferença entre eles. O monopólio se diferencia do monopólio por ter um só vendedor ante muitoscompradores, já o oligopólio tem mais vendedores.

3. Existem quatro condições: A existência de um elevado número de ofertantes e demandantes, a homogeneidade do produto, a transparência do mercadoe a liberdade de entrada e saída de empresas.

4. A não existência da diferença entre o produto que vende um ofertante e o que vende os demais.

5. O mercado determina o preço de equilíbrio,assim, a empresa individual produzirá uma quantidade conforme o preço indicado pela sua curva de oferta, que dependerá dos custos de produção.

6. Isso se deve ao fato de que todas as empresas de ummercado possuem a mesma tecnologia, mas as instalações fixas são diferentes, fazendo com que os lucros e custos sejam diferentes.

7. A concorrência perfeita busca maiores lucros por meio da maioreficiência, do melhor aproveitamento dos fatores produtivos e da modernização tecnológica.

8. No mercado monopolista só existe um ofertante, que tem plena capacidade de determinar o preço.

9. Sãoquatro causas que explicam o aparecimento do monopólio:

- O controle exclusivo de um fator produtivo por uma empresa ou domínio das fontes mais importantes de matéria-prima indispensáveis para aprodução de um determinado bem .
- A concessão de uma patente, gerando um monopólio temporal. A patente confere ao inventor o direito da fabricação exclusiva de um produto durante um período de...
tracking img