Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA E GESTÃO
Respostas da lista de exercício 1

1º) Quais os três compartimentos centrais da economia? Explique resumidamente cada um deles.
* Economia Descritiva: cuida da observação sistemática da ação econômica, identificando e descrevendo o seu comportamento.
* Teoria Econômica: através da economia descritiva, formula princípios, teorias, leis ou modelos que passam arepresentar o comportamento da ação econômica e dos seus agentes.
* Política Econômica: Sistema de valores e crenças voltados a justificar determinado ordenamento institucional.
2º) O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos?
A economia positiva é formada da Economia descritiva e da teoria econômica. Portanto é o campo que descreve ou teoriza determinados fatos da realidadeda forma como eles são.
Já a normativa é da política econômica, pois é a que ordena julgamentos e propõe novas situações, procurando examinar como os fatos devem ser.
3º) Quais a principal diferença existente entre o ideal liberal e o keynesiano?
O liberalismo tinha o sistema da “mão invisível”, no qual os agentes individuais tinham total liberdade de ação para negociar uns com os outrossem nenhuma intervenção do Estado.
Enquanto o keynesianismo afirmava que o Estado deveria sim, interferir na sociedade, na economia e em quais áreas achasse necessário.
4º) Quais as duas principais vertentes da Teoria Econômica? Explique resumidamente cada uma delas.
* Microeconomia: cuida, individualmente, do comportamento dos agentes, com o objetivo de entender o funcionamento geral dosistema econômico.
* Macroeconomia: cuida do estudo agregativo da atividade econômica, com o objetivo de determinar as condições necessárias do crescimento e equilíbrio do sistema econômico.
5º) Qual o conflito fundamental da economia? Explique.
Necessidades ilimitadas x Fatores disponíveis para a produção. Pois, é impossível produzir bens e serviços ilimitados para suprir nossasnecessidades permanentemente ampliadas, já que os fatores da produção existem em quantidades limitadas, já conhecida Lei da Escassez.
6º) Ao contrário do que se poderia imaginar, o problema da escassez torna-se, nas modernas economias, provavelmente mais grave do que nas economias primitivas. Explique e comente as razões deste aparente paradoxo.
À 100 anos atrás não existia celular, computador,geladeira... Portanto, as necessidades não eram feito as de hoje, e com isso não era necessário trabalhar como nós trabalhamos hoje em dia para satisfazer nossas necessidades.
Contemporaneamente, as necessidades renovam-se diariamente, deste modo, eterniza-se o problema da escassez.
(Ex: primitivos não necessitam de computador)
7º) A propaganda cria necessidades ou apenas informa sobre ascaracterísticas dos bens e serviços?
A propaganda é o meio pelo qual o comprador fica ciente de sua necessidade, onde o cliente recebe a informação. A propaganda pode estimular suas vontades e expandir seus gostos.
Assim sendo, não cria necessidades, pois elas já existem, a propaganda só serve para que os consumidores identifiquem-nas.
8º) O que significa a expressãoCusto de Oportunidade? Dê exemplos de Custos de Oportunidade, resultantes do processo de escolha dos agentes econômicos.
É o sacrifício que se faz de escolher um bem, proporcionalmente em termos do que foi sacrificado. Praticamente, diariamente estamos fazendo escolha, e para conseguirmos algo, temos que abdicar de outra.
(Ex.1: usar o 13º salário para fazer uma viagem de lazer ou para pagar ascontas atrasadas? ; Ex.2: usar o dinheiro guardado para comprar um carro ou aplicar o na poupança?)
9º) O que mostra a Curva de Possibilidades de Produção?
A CPP anuncia graficamente o limite máximo que uma determinada economia pode produzir através da combinação de dois recursos.
10º) As Curva de Possibilidades de Produção podem se deslocar em direções positivas e negativas. De que...
tracking img