Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia: Oferta Agregada, Inflação e Desemprego

A Inflação é o aumento do nível geral dos preços numa zona económica. Corresponde a uma queda do poder de compra.

Inflação – é ocrescimento generalizado dos preços numa economia, não de um ou de alguns preços, em especial, mas de todos os preços.

Inflação Prevista – Expectativas que os agentes económicos formulam relativamente aonível de preços que irá existir num dado período de tempo.

Desinflação – O processo de redução de uma taxa de inflação elevada. Por exemplo nos finais da década de 90 verificou-se uma situação dedesinflação em Portugal, com o objectivo de poder participar na moeda única, o euro. 

Estagflação – Descreve uma situação económica em que coexistem um nível de desemprego elevado e uma inflaçãopersistente. 

Taxa de Desemprego – A taxa de população activa que está desempregada. 

População Activa – é constituída por todos os indivíduos com idade para realizar um trabalho remunerado que, numdeterminado período, constituem a mão-de-obra disponível para a produção de bens e serviços. Abrange a população empregada e a população desempregada. 

Taxa Natural de Desemprego – É o nível dedesemprego que tende a prevalecer no longo prazo. A taxa de desemprego numa situação em que as pressões para a subida e descida dos salários e da inflação se compensam, de forma que a inflação não aumentanem diminui. 

Pleno emprego - o nível de emprego em que não existe (ou é mínimo) o desemprego não voluntário.

Ilusão Monetária – Fenómeno pelo qual os agentes económicos tendem a cometer errossistemáticos quando comparam variações nominais com variações reais. Quando o valor da moeda se altera (por aumento da inflação) os trabalhadores podem ser induzidos em erro ao negociar salários combase em rendimentos e preços que ocorrem em momentos diferentes de tempo. 

Curva de Phillips – Representa uma relação inversa entre a taxa de desemprego e a taxa de crescimento dos salários...
tracking img