Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.2- Precursores da teoria econômica
Antiguidade
Encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Aristóteles, Platão e Xenofonte isso na Grécia antiga. Já Roma não deixounenhum escrito notável na área de economia.

Mercantilismo
É a primeira escola econômica, apesar de não apresentar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha preocupações sobre a acumulaçãode riquezas de uma nação. A politica Mercantilista acabou estimulando guerras.

Fisiocratas
Era uma escola de pensamento francês que elaborou alguns trabalhos importantes. Os Fisiocratassustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela providenciadivina para a felicidade dos homens.
A fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo, a riqueza para eles consistia em bens produzidos com ajuda da natureza. Só a terra tinha capacidade de multiplicara riqueza.

Os Clássicos
Adam Smith (1723-1790)
Adam Smith advoga a ideia de que todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. É como seuma mão invisível orientasse todas as decisões da economia, sem necessidades da atuação do estado. É p principal do liberalismo.
Dizia que o papel do estado na economia deveria corresponder apenas àproteção da sociedade contra eventuais ataques e à criação e à manutenção de obras e instituições necessárias.
David Ricardo (1772-1823)
Partindo das ideias de Smith, desenvolveu alguns modeloseconômicos com grande potencial analítico. Sua analise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho seminal de muitas das ideias do chamado período neoclássico.
A maioria dos estudiosos consideraque os estudos de Ricardo deram origem a duas correntes antagônicas: a corrente neoclássica, por suas abstrações simplificadoras, e a corrente marxista.
John Stuart Mill (1806-1873)
Foi o...
tracking img