Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Economia
Assunto: Economia no Brasil
Problema:Quais as causas da má distribuição de renda no Brasil?

Justificativa:
A economia brasileira viveu vários ciclos provocando grandes mudanças sucessivas, como: política, populacionais e culturais dentro da sociedade brasileira.
Podemos citar como exemplo de ciclo a extração do pau-brasil, como também o plantio da cana de açúcar, que erautilizada na Europa com a finalidade de utilizar o açúcar para substituir a beterraba.
Na década de 1970, a soja foi um produto que impulsionou o plantio adotado para a soja foi monocultura extensa e mecanizada. Acabou provocando desemprego, mas em contrapartida, gerou uma alta lucratividade, iniciando um novo setor, sendo chamado de “agronegócio”.
Sendo assim a economia brasileira sofreu váriasmudanças, reajustes e até mesmo crises.Nos dias de hoje, com uma população de 190 milhões de habitates e recursos naturais abundantes, o Brasil é um dos dez maiores mercados do mundo. Seu PIB real per capita ultrapassou US$ 8.000 em 2008, devido a valorização do real, sendo que, apenas, o setor industrial responde por três quintos da produção industrial da economia latino-americana.
O setoragrícola, também tem um grande movimento notável, há duas décadas esse setor tem mantido Brasil entre os países com maior produtividade em áreas relacionadas ao setor rural, onde juntamente com setor de mineração, apoiaram os superávits comerciais que permitiram ganhos cambiais maciços e pagamentos da dívida externa.
Com um grau de desigualdade ainda grande, a economia brasileira tornou-se uma dasmaiores do mundo. O Brasil é o sexto país do mundo em número de bilionários, à frente inclusive do Japão, com um número bastante superior aos dos demais países latino americanos.
Ao mesmo tempo em que o Brasil está entre os dez maiores bilionário, percebe-se uma falha no sistema economico nacional: a má distribuição da renda.
De que adianda o país ser a sexta economia do mundo, em relação aquantidade de bilionários, se há desigualdade na distribuição de renda, fazendo que o país ainda tenha um numero elevado de habitantes na zona da pobreza.
Na década de 70, após e divulgação dos números que indicavam a deterioração na distribuição de renda em um momento de forte crescimento econômico, várias explicações surgiram e um grande debate se estabeleceu. Por um lado, atribuiu-se à políticaeconômica do governo as razões dessa piora na concentração da renda. Isso em função de uma política salarial considerada “arrocha-te” e do desmantelamento da estrutura sindical e de diversos órgãos da chamada sociedade civil que, até então, procuravam garantir a proteção dos assalariados e das classes menos favorecidas.
Por outro lado, há explicação de que a piora na distribuição de renda se dava emfunção do próprio crescimento acelerado; este causava distúrbios em vários mercados, notadamente no mercado de trabalho, em que houve crescimento relativo da demanda por trabalhadores qualificados em relação aos trabalhadores sem qualificação.
Dada à relativa ausência de mão-de-obra qualificada, houve crescimento no diferencial de salários que, em parte, explica a piora na distribuição da rendado período. Essa piora na distribuição da renda de certa forma também era considerada funcional, pois se argumentava que a concentração de renda nas camadas mais ricas da sociedade permitia aumento da poupança do país e dos investimentos, sustentando assim o crescimento econômico que beneficiava a todos, já que o rendimento de todos crescia. Essa seria a essência da chamada Teoria do Bolo(crescer, para depois distribuir).
Diante dos argumentos expostos, justifica-se essa pesquisa que busca respostas a seguinte questão: Quais as causas da má distribuição de renda no Brasil?

HIPOTESES
Identificar de que forma a má distribuição de renda compromete o desenvolvimento social.
Identificar de que forma a má distribuição de renda influencia a economia do país economicamente.
Mostrar de...
tracking img