Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionando os respectivos fatores que as provocam.
Inflação é um aumento generalizado de preços numa dada economia. Pode ocorrerdiante de diversas circunstâncias, Desvalorização cambial, políticas fiscais e monetárias expansionistas, ampliação do crédito, etc. (ceteris paribus).

Inflação de custos é aquela que deriva de umaumento nos insumos utilizados na produção de um bem e que leva ao aumento deste, por exemplo: imagine que por algum motivo qualquer o preço do trigo aumentou vertiginosamente no mercado internacional.Dado que nosso trigo e importado seu aumento impactaria diretamente os preços dos bens que o utiliza como matéria prima. O pão francês por exemplo. Cimento, Petróleo são outros bons exemplos deinsumos que tendem a provocar inflação de custos.

Inflação de demanda acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da oferta, logo a economia sereequilibra através do aumento no preço desse bem. Por exemplo: Num inverno atípico faz enorme calor o que provoca uma súbita procura no mercado por aparelhos de ar condicionado, no entanto asempresas não contavam com um inverno tão quente e não se prepararam para um aumento na demanda nessa época (dado que em economia no curto prazo a oferta e fixa), logo o que é natural acontecer é o preço detais aparelhos subirem para reequilibrar oferta e demanda. O mesmo acontece com ventiladores, sorvetes, roupas leves, etc. O comportamento de frutas e verduras na entre safra são outros bons exemplosde inflação de demanda.

2. Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
A distorção mais séria provocada por altas taxas de inflação é a piora da distribuição derenda, devido à redução do poder aquisitivo da classe trabalhadora, que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais ereajustes (dissídios coletivos). Também deve ser destacado o efeito que...
tracking img