Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alta dos preços do petróleo é risco para a retomada econômica
Manifestações no Egito fizeram preço do combustível ultrapassar os US$ 100; especialistas temem como consequência o aumento da inflaçãoem países em desenvolvimento
Francesco Fontemaggi, da
 Comentários (0)
Felipe Dana/Divulgação/EXAME

A crise no Egito fez o preço do barril ultrapassar os US$ 100 pela primeira vez desde 2008Paris - O novo aumento dos preços do petróleo, caso se confirme, representa um risco para a retomada econômica mundial, no momento em que as economias industrializadas estão convalescentes e ainflação torna-se um fator de preocupação para países ricos e emergentes.
Já em alta nas últimas semanas, o barril do bruto, empurrado pelas tensões no Egito, ultrapassou em Londres o teto simbólico dos 100dólares - um nível a que não chegava há dois anos. Tal situação pode fazer a felicidade das nações produtoras, mas não das que usufruíam, em 2010, da estabilidade das cotações em torno de 70 ou 80dólares.
"Preços elevados do petróleo representam séria ameaça para a retomada econômica", porque agravam a inflação "principalmente nos países em desenvolvimento", prevê o Centre for Global EnergyStudies (CGES).
Os economistas analisaram o impacto do custo do ouro negro no crescimento: um aumento das cotações acarreta um crescimento da inflação que repercute na produção e no transporte e, então,nos preços ao consumidor.
Isto afeta o poder de compra dos lares que, em contrapartida, vão exigir salários mais elevados, provocando efeitos inflacionários. Paralelamente, recuam o consumo e oinvestimento, tornando mais lenta a atividade econômica.
Segundo os economistas do Deutsche Bank, um salto de dez dólares no preço do barril amputa o crescimento americano em meio ponto percentual.
NaFrança, um estudo dos economistas Muriel Barlet e Laure Crusson faz referência a uma "melhor resistência ao choque do petróleo" desde o começo da década de 1980. Isto se explica por "uma política...
tracking img