Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 3: Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Objetivos
 Entender o funcionamento da demanda de determinado bem ou serviço e seu relacionamento com a oferta. Compreender políticas aplicadas na fixação de impostos, políticas direcionadas a setores da economia e tabelamentos.  Conceituar a elasticidade, sua relação com demanda e oferta, suasaplicabilidades com relação ao preço.

Relembrando
Microeconomia  É a parte da economia que estuda as relações individuais dos agentes econômicos, de um lado, e os mecanismos de funcionamento dos mercados,de outro (SCHENINI, 2005).

1

Histórico da Demanda
 A evolução da teoria microeconômica teve início com a análise da demanda de bens e serviços, cujos fundamentos estão alicerçados no conceitosubjetivo de utilidade.

Teoria do Valor-Utilidade
 Pressupõe que o valor de um bem se forma por sua demanda, isto é, pela satisfação que o bem representa para o consumidor. Portanto, ela ésubjetiva.

Teoria do Valor-Trabalho
 Considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, por meio dos custos do trabalho incorporados ao bem (Malthus, Adam Smith, Ricardo, Marx). Portanto, elaé objetiva, pois depende de custos de produção.

2

O Que É Demanda?
 É a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido, em um dado mercado, duranteuma unidade de tempo.

A Demanda
Depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor:  Preço do bem ou serviço.  Renda do consumidor.  Gosto pessoal.  Expectativa.

 Necessidade.Lei da Demanda
 Quando o preço sobe, a quantidade demandada diminui, ou seja, a relação é inversamente proporcional. PREÇO DEMANDA

3

Relação Entre Quantidade Procurada e preço do Bem Escalade procura
Alternativa s de preço (y) 90 85 80 75 70 Quantidade demandada (x) 45 65 85 105 125 Ponto na Figura A B C D E

Curva da Demanda
Relação inversa ou Relação negativa

Como a curva da...
tracking img