Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Algumas questões pertinentes no momento em que se inicia o estudo da ciência econômica seriam: O que são bens? Porque os bens são procurados? A resposta desta segunda pergunta nosapresenta outro conceito econômico a utilidade, já que um bem é demandado se ele traz satisfação ao indivíduo.
Portanto, os conceitos de bem, utilidade e necessidade humana são apresentadosa seguir:
Bem: tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana, podem ser materiais ou imateriais.
Seguindo esta definição podemos citar exemplos dos dois tipos de bem, osmateriais podem ser representados pelos bens físicos, ou seja, que contém características físicas de peso forma e dimensão tais como automóveis, produtos agrícolas, jóias e relógios. Os bensimateriais são relacionados normalmente a serviços prestados, ou seja, se acabam quase simultaneamente a sua produção são eles, aulas ministradas, hospedagem prestada, consultas médicasrealizadas etc.
Utilidade: A capacidade que tem um bem de satisfazer uma necessidade humana.
O conceito de utilidade tornou-se peça fundamental no estudo da microeconomia principalmente apartir do avento da teoria do consumidor, que busca “medir” a utilidade de cada bem, ou seja, a “satisfação ou prazer” sentida pelo consumidor ao adquirir determinado bem. Utilizandoalgumas premissas básicas o estudo da Teoria da Utilidade evoluiu ao longo do tempo, procurando se aproximar ao máximo do real comportamento dos indivíduos.
Certamente a mensuração dautilidade é um conceito bastante abstrato e passível de controvérsias entre os economistas, tudo pelo fato do conceito ser altamente subjetivo e discutível assim como o próximo conceitoapresentado.
Necessidade Humana: Qualquer manifestação de desejo que envolva a escolha de um bem econômico capaz de contribuir pra a sobrevivência ou para a realização social do indivíduo.
tracking img