Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Portugal é membro da União Europeia desde 1 Janeiro de 1986, após ter apresentado a sua candidatura de adesão a 28 de Março de 1977 e ter assinado o acordo de pré-adesão a 3 de Dezembrode 1980.
A adesão de Portugal à CEE é uma das consequências do 25 de Abril de 1974 e das subsequentes alterações que esta revolução provocou nos aspectos económicos, políticos e sociais. O 25 de Abrilvem pôr fim a uma política económica em desagregação, com enorme dependência externa, e a um poder político contestado por uma população com más condições de vida e fraco poder de compra. Com ele,Portugal perdeu o mercado colonial e vê-se obrigado a centrar mais a sua atenção no mercado europeu. Para isso foi necessária uma grande transformação a todos os níveis. Após certa agitação e grandesdificuldades na nossa economia, acentuada pela recessão da economia mundial, em 1977 é feito de adesão à CEE.
A CEE vê com apreensão a adesão de Portugal, que terá de enfrentar enormes dificuldadesface à sua situação económica. Mas , a partir de 1980, a economia portuguesa e o poder político vão ter como primeira prioridade de política externa a adesão à CEE, verificando-se a partir de 1985 umperíodo de expansão da actividade económica. Em 1 de Janeiro de 1986 Portugal é formalmente membro da CEE, um marco importante para a situação actual de evolução da economia portuguesa.
De 1986 a 1991temos um período transitório de adesão à CEE, já que o nível de desenvolvimento de Portugal é inferior ao dos outros estados membros. Para que Portugal possa vencer essa desigualdade, vai receber da CEEfundos estruturais que visam a modernização do sector produtivo. Mas a CEE também impõe certas directivas no domínio legislativo que abrangem vários sectores além do económico, como fiscalidade,energia, ambiente. Portugal tem de adaptar gradualmente a sua legislação às normas comunitárias.
Neste período, a evolução da economia portuguesa é positiva, verificando-se um efectivo desenvolvimento...
tracking img