Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho visa analisar as consequências que a alteração da taxa de câmbio acarreta nas empresas brasileiras.
Estudaremos os deslocamentos da curva da oferta e os novos equilíbrios resultantes. Verificaremos também as relações entre a quantidade de moeda na economia com a taxa de juros.

Curva da oferta

O gráfico a seguir ilustra as relações entre as curvas da oferta eda demanda agregada.
No curto prazo, deslocamentos da curva da demanda agregada causam flutuações na produção de bens e serviços na economia. No longo prazo, afetam o nível geral de preços, mas não afetam as quantidades de produto.
Analisando-se a curva da oferta, nota-se que uma redução de preços de P2 para P1 reduz a quantidade de bens e serviços ofertados de Y2 para Y1. Isso ocorre apenas nocurto prazo. A longo prazo uma diminuição da oferta agregada desloca a curva para a esquerda.
Havendo uma menor produção, e sendo esta abaixo da Taxa Natural, há desemprego e o nível de preços é elevado.
Segundo o texto Macroeconomia, Keynes afirma que o desemprego é relacionado há uma insuficiente demanda agregada ao mercado de bens.

A curva da oferta agregada pode sofrer deslocamentosquando surgem grandes choques, tais como:
• Menor quantidade de mão de obra no mercado de trabalho;
• Alteração brusca do capital produtivo da economia;
• Descoberta ou perda e grandes estoques de recursos naturais;
• Mudanças de tecnologia.
De acordo com o texto Política Monetária, esta é definida pelas autoridades monetárias com o propósito de se controlar a liquidez global do sistemaeconômico.
A política monetária pode ser restritiva (reduzir o crescimento da quantidade de moeda) ou expansiva (acelerar a quantidade de moeda).
Conforme gráfico da demanda de moeda a seguir, verifica-se que há um ponto de equilíbrio entre a taxa de juros e a quantidade de moeda existente em circulação. Aumentando-se a quantidade de moeda para Md2, nota-se a queda da taxa de juros para r2.Diminuindo-se a quantidade de moeda para Md1, nota-se um aumento da taxa de juros para r1.


Quando o Banco Central altera a política monetária, a curva da demanda de moeda é deslocada.
De acordo com o texto Política Fiscal, esta é utilizada para manipular os tributos, os gastos do governo e para regular a atividade econômica. Em curto prazo influencia a poupança, investimentos e o crescimento. Em longoprazo, primeiramente, influencia a curva da demanda agregada.

Mercado a um novo equilíbrio

A mudança da taxa de câmbio, por exemplo, uma valorização do Real frente ao Dólar, é causada pela entrada de moeda estrangeira na economia nacional devido a investimentos de outros países, entre outros fatores. Com mais dinheiro na economia, conforme visto anteriormente, as taxas de juros diminuem,aumentando os empréstimos e consequentemente o consumo. De acordo com as discussões em sala de aula, os níveis de produção devem acompanhar este consumo para não haver aumento na inflação. Deve haver investimentos por parte das empresas para acompanhar esta demanda. O governo pode incentivar o aumento das capacidades produtivas através de subsídios ou taxas de investimentos menores. Há governos quepara conter a inflação, freiam o consumo através do aumento das taxas de juros, dificultando o crédito.
Também vimos em sala de aula o exemplo brasileiro, onde o aumento de crédito, que possibilitou a classe C adquirir mais bens, gerou aumento de demanda.
O aumento da demanda é compensado por um aumento da produção ou por uma diminuição do consumo idealizada pelo governo. De uma forma ou deoutra, o mercado atinge um novo equilíbrio.
Em nossa economia, há diversos produtos para os quais a taxa de câmbio afeta seu preço final. Posso dar como exemplo, a empresa onde trabalho que é uma metalúrgica fornecedora de materiais semi-elaborados (Cobre, Bronze e Latão) para indústrias dos mais diversos setores. A taxa de câmbio (dólar), bem como a variação do custo do metal na bolsa de valores,...
tracking img