Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Franciéle Ines Kloh
Disciplina: Introdução a Economia
Professor: Claudia Brazil Marques
Trabalho
1. O que determina o formato da Fronteira?
A plena capacidade que a economia pode produzir, dado a quantidade de recursos limitados disponíveis para a produção

2. De que elementos dependem os valores atribuídos aos bens e serviços normalmente transacionados ?
Os elementos dosquais dependem são a escassez relativa dos bens e a sua utilidade, somadas as escalas das preferências individuais. Seus determinantes não estariam mais no terreno da oferta e dos custos da produção, mas na faixa da utilidade variável da qual resulta o valor que os indivíduos, subjetivamente atribuem aos bens e serviços disponíveis no mercado.
3. O que é que determina o valor de um bem?
Ovalor de um bem poderia ser expresso como função do trabalho necessário para obtê-lo, o trabalho era considerado o principal elemento determinante de seu valor segundo a exposição Ricardiana do valor – trabalho, enfeixou-se, no grupo das teorias objetivas, conduzindo a análise do valor para o terreno da oferta e dos custos de produção. Já na segunda metade do século XIX, teve o surgimento das teoriassubjetivas considerando a escassez relativa dos bens e a sua utilidade, somadas às escalas das preferências individuas.
O Enfoque das teorias subjetivas conduziu a análise do valor para o campo da procura. Seus determinantes não estariam mais no terreno da oferta e dos custos da produção, mas na faixa da utilidade, variável da qual resulta o valor que os indivíduos, atribuem aos bens e serviçosdisponíveis no mercado.
Na realidade a economia incorpora as duas propostas, sendo que a teoria valor-utilidade ainda permite distinguir o valor de uso (utilidade) do valor da troca (preço de mercado). Os preços seriam a expressão monetária dos valores de bens e serviços produzidos por um sistema econômico.
4. Descreva o regime capitalista:
O regime capitalista é o sistema econômico que secaracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. Nesse sistema as empresas e os lucros produzidos pelas mesmas pertencem aos empresários e não ao estado. No regime capitalista a produção e distribuição das riquezas são regidas pelo mercado.
5. Os mercados tendem ao equilíbrio?
Quando há competição tanto de consumidores quanto deofertantes, há uma tendência natural no mercado para se chegar a uma situação de equilíbrio estacionário – sem filas e sem estoques não desejados pelas empresas.
Desse modo, se não há obstáculos para a livre movimentação dos preços, ou seja, se o sistema é de concorrência pura ou perfeita, será observada essa tendência natural de o preço e quantidade atingirem um determinado nível desejado tantopelos consumidores quanto pelos ofertantes. Para que isso ocorra, é necessário que não haja interferência nem do governo nem de forças oligopólias, que normalmente impedem quedas de preços dos bens e serviços.

6. Qual a contribuição da análise microeconômica para um gestor de negócios?
Ela representa uma ferramenta útil para esclarecer políticas e estratégias dentro de um horizonte deplanejamento tanto em nível de empresas quanto de nível de política econômica, entretanto, deve-se salientar que ela não é um manual de técnicas para a tomada de decisões do dia-a-dia.
Nas empresas, a análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões:
- Política de preços da empresa
- previsões de demanda de faturamento
- previsões de custos de produção
- decisões ótimas de produção
-avaliação e elaboração de preços de investimentos
- política de propaganda e puplicidade
- localização da empresa
- diferenciação de mercados

7. Qual a importância do controle dos Custos em uma empresa?
O atual cenário econômico faz com que as empresas tenham, cada vez mais, a necessidade de criar novos meios de reduzir custos, pois esta é, na maioria das vezes, a única forma de...
tracking img